Soluções práticas para combater pragas virtuais

2 min de leitura
Imagem de: Soluções práticas para combater pragas virtuais

Não sabemos se a falta é de caráter ou do que fazer, mas a cada dia surgem novas ameaças à integridade de nossos amados PCs: vírus, cavalos-de-tróia, spywares, adwares, worms, jokes e diversos outros tipos de malware (softwares maliciosos). Na maioria dos casos uma simples combinação antivírus/firewall dá conta da proteção; não podemos ignorar, entretanto, que nem todos os usuários possuem esses “escudos” em suas máquinas. Como, então, manter-se a salvo das pragas?

Há soluções alternativas para descobrir se um PC desprotegido está infectado, e o melhor: gratuitas. De programas portáteis a varreduras online, há uma variedade de serviços e utilidades que ajudam a localizar e remover os hóspedes indesejados do seu HD.

Noções básicas de segurança
virus
Antes de qualquer coisa é necessário ter em mente que o principal responsável por manter seu PC “saudável” é você. Há algumas regras gerais de comportamento, tais como não clicar em links suspeitos e não abrir anexos de e-mails cujo remetente você desconheça; apesar disso somos humanos e, dessa forma, sujeitos a errar. E então, como ter certeza de que não há um estranho no ninho?

SOLUÇÕES PORTÁTEIS

portCom a crescente disseminação das memórias flash, dispositivos móveis passaram a ser uma tendência. Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, é comum ver pessoas carregando seus arquivos e programas mais importantes em pendrives. Baseadas nisso algumas desenvolvedoras de softwares começaram a produzir versões portáteis (que não precisam ser instaladas) de seus principais aplicativos, incluídos aí diversos antivírus.

Prós:

  • Não ocupam espaço no HD;
  • Consomem menos processamento;
  • Permitem varrer arquivos em qualquer computador ao qual o pendrive for conectado.


Contras:

  • Nem todo mundo possui um pendrive;
  • Pendrives também são suscetíveis a malwares, então o tiro pode sair pela culatra;
  • As versões portáteis dos antivírus não são tão eficientes quanto as completas.


Artigos de aprofundamento:

Transforme seu pendrive em um pacotão de aplicativos
Protegendo seu pendrive de malwares

SOLUÇÕES ONLINE

onlAlém das mencionadas versões portáteis, várias desenvolvedoras resolveram disponibilizar versões online (que também não precisam ser instaladas) de seus softwares antivírus. Estas podem funcionar de duas maneiras: individual (analisa um determinado arquivo à sua escolha) ou coletiva (faz uma varredura completa do sistema); basta acessar o site correspondente e executar a verificação.

Prós:

  • Não ocupam espaço algum;
  • Para usá-los basta ter uma conexão com a internet;
  • Há diversos sites que oferecem o serviço, permitindo variedade.


Contras:

  • O processo é lento;
  • Depende muito da velocidade da conexão para um bom desempenho;
  • Assim como ocorre com as versões portáteis, não é tão eficiente quanto o programa completo.


Artigo de aprofundamento:

Serviços de antivírus online

Considerações finais

Vale lembrar que os métodos aqui apresentados são soluções alternativas, única e exclusivamente para o caso de não haver nenhum antivírus ou programa análogo de segurança instalado em seu PC. Caso deseje um pouco mais de informação a respeito do tema aqui abordado, recomendamos ler também o artigo Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus?.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.