Spam, phishing e outras fraudes? Aprenda a se livrar destes perigos!

5 min de leitura
Imagem de: Spam, phishing e outras fraudes? Aprenda a se livrar destes perigos!

Com a democratização do uso do computador, em especial com acesso à Internet, as tentativas de crime na rede também aumentaram de forma espantosa. Há cada vez mais hackers e pessoas com más intenções tentando, de algum modo, roubar o dinheiro dos usuários comuns.

No entanto, pequenas atitudes que envolvem atenção e discernimento podem praticamente erradicar quaisquer problemas causados por gente maldosa que tente levar alguma vantagem sobre você. Este artigo visa explicar os tipos de perigos mais decorrentes nos spams e as melhores maneiras para se prevenir deles.

SPAM

O termo spam, inicialmente não deve ser atrelado a perigos para o seu computador, visto que ele engloba toda mensagem que é enviada em larga escala, o que, em muitos casos, pode ser perfeitamente normal, como promoções reais de uma empresa ou avisos importantes do seu serviço de e-mail, por exemplo.

No entanto, a maneira que hackers e pessoas do gênero passaram a utilizar estes e-mails, tentando roubar e fraudar os computadores de pessoas comuns tornou a palavra spam um sinônimo de algo nocivo para quem faz uso da Internet. Confira abaixo as principais formas de spam ruim utilizadas atualmente:

PHISHING

O que é?

O termo Phishing, semelhante a fishing (pescar), faz referência ao verbo pelo fato dos hackers tentarem pescar informações importantes dos usuários, armando uma rede mentirosa para atrair os mais incautos neste sentido.

Embora, em muitos casos, este modo de fraude não faça uso de vírus e programas semelhantes, ele é sem dúvida o mais perigoso para o usuário, pois visa conseguir informações essenciais dele, como dados pessoais, bancários e diversas outras informações que possibilitem algum tipo de fraude.

Entre os exemplos mais corriqueiros podemos citar avisos do seu banco, pedindo que confirme alguns dados ou simplesmente acesse o site. No entanto, o link que você clicar levará você a um site clonado do verdadeiro. Assim, ao fazer login nos campos indicados, você estará na verdade fornecendo estes dados para os hackers.

Como escapar?

Se o seu serviço de e-mail ou plugin de antivírus não bloquear o conteúdo de uma mensagem como esta, não deixe de ficar atento para alguns tópicos fundamentais quanto à sua segurança, como:

Acessar a página do seu banco como você faria normalmente, através do site oficial dele. (Essa medida evita que você clique em links clonados dos sites que você costuma visitar)

Passe o cursor do mouse (sem clicar) sobre o link indicado, conferindo, no canto inferior da tela, se o endereço leva a um site confiável. (endereços estranhos ou que terminem com extensões, do tipo EXE, RAR, ZIP, entre outros, provavelmente são motivo de fraude)

Ao acessar áreas que requerem segurança adicional, confira se o ícone de um pequeno cadeado aparece no canto inferior direito do navegador, além do endereço da página, que deve começar com “HTTPS...”. Estes fatores melhoram a segurança da conexão em áreas restritas a clientes.

OUTROS TIPOS DE SPAM

Correntes

Quem de nós nunca recebeu aquela mensagem dizendo que algo maravilhoso acontecerá se você repassar o e-mail para um milhão de pessoas nos próximos trinta minutos? Pois é, este tipo de corrente de mensagens é um dos tipos de spam mais corriqueiros da Internet.

O problema básico dele não é a mensagem em si, mas o que ela pode conter, como vírus, worms, trojans e coisas do gênero (explicarei melhor sobre estes tipos de ameaças nos tópicos abaixo), fazendo com que um vasto número de usuários os espalhe em questão de poucas horas.

Golpes e ofertas

“Clique aqui para comprar o seu monitor novo com até 40% de desconto!” Acreditem, ao olhar para uma mensagem como esta, muita gente acaba clicando nos links e até efetuando o pagamento, pelo fato do site em que ela entra estar muito bem elaborado, dando a entender que o serviço é sério.

Outro bom exemplo é um famoso método piramidal de depósito em contas de estranhos, fazendo com que ilusoriamente todos saiam ganhando no final. Este tipo de spam consiste em fazer o maior número de pessoas investir em algo que dificilmente daria certo, visto que quase todos os spammers desse tipo apenas colocam seus nomes nas listas, sem fazer depósito algum.

Também estão presentes pela rede a oferta de cursos que prometem qualificar os usuários, ou até mesmo empregar boa parte deles. Sim, pode ser verdade, mas pesquisar um pouco a respeito das ofertas milagrosas não custa nada, não é mesmo?

Boatos

Da mesma forma que as correntes, os boatos falsos gerados pelos spammers tentam comover, e conseqüentemente motivar os usuários a repassarem as mensagens para outras dezenas deles, espalhando possíveis ameaças como vírus e spywares.

Na maioria dos casos, mensagens condenando algo sem embasamento prévio ou pedindo algum tipo de ajuda são enviadas, motivando os usuários a aderirem a uma causa que, em muitas das ocasiões, foi simplesmente inventada por alguém. Ao receber uma mensagem como esta, lembre-se de pesquisar a fonte da notícia, averiguando sua veracidade.

CUIDADOS ESSENCIAIS

Certifique-se de ter os programas essenciais para a segurança do seu computador, como antivírus, firewall e até mesmo programas específicos no combate ao spam. Os últimos softwares de segurança e até mesmo alguns navegadores já contam com essa ferramenta.

Tome muito cuidado com os sites que você freqüenta. Muitos deles tem botões que levam à instalação de vírus e trojans que tornam seu sistema mais vulnerável. Mensagens como “acerte o macaco para ganhar vários prêmios!” ou “você é o milionésimo visitante e ganhou uma viagem!” provavelmente são uma forma de fazer você cair no conto do vigário.

Se você compartilha o uso da Internet ou o seu computador com outras pessoas da casa, lembre-se de passar essas dicas de segurança para que todos saibam como evitar esse tipo de risco. Não adiantaria nada você estar sempre atento enquanto navega se sua irmãzinha clica em tudo o que vê na tela.

NÃO CONTRIBUA COM O SPAM

Ao ler uma mensagem e perceber que ela não é útil para seus amigos, como correntes, boatos e outros tipos de spam, lembre-se de ter em mente que repassar estes recados estará propagando uma forma de conteúdo que pode ser aproveitada por pessoas maldosas na rede.

Pelo próprio sentido da palavra, o e-mail deve ser uma forma de correio virtual semelhante à real, em que recados importantes devem ser prezados. Imagine se todo esse lixo difundido na rede estivesse em nossas casas diariamente, na forma de cartas e papéis? Com certeza faríamos algo para reverter a situação, como deve ser feito nos nossos correios eletrônicos. Assim, teremos menos vírus, golpes e fraudes nos ameaçando enquanto abrimos nossa caixa de entrada

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.