De acordo com um estudo realizado pela SurveyMonkey, empresa líder global em plataforma de questionários e pesquisas online, a Samsung é a marca que os internautas brasileiros estão mais propensos a indicar para amigos ou parentes nas redes sociais, seguida por Nike, Nestlé, Sony e Apple.

A pesquisa foi realizada com 5.639 pessoas que utilizam redes sociais em 11 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Do valor total, cerca de 500 entrevistados são brasileiros. O processo ajudou a entender as razões que levam as pessoas a serem engajadas ou não em promover ou denegrir uma marca nas redes sociais.

Brasil no ranking

Pela primeira vez, uma marca brasileira aparece no top 10 da lista de marcas: a Natura, em nono lugar. O estudo revela ainda características do brasileiro quanto ao engajamento em indicar marcas a amigos ou parentes nas redes sociais. Os “promotores”, aqueles que defendem e indicam um serviço ou produtos para seus contatos, são muito engajados em seguir ou curtir páginas das empresas. No Brasil, 78% afirmam fazê-lo. Para efeito de comparação, a média dos países pesquisados fica em 66%.

Sobre as razões pelas quais as pessoas curtem ou seguem uma marca, a maioria dos brasileiros (77%) afirmaram que fazem isso para ficarem por dentro de ofertas e novas informações de um produto ou serviço. Interagir diretamente com a empresa é a segunda opção dos internautas (58%); e, para 57% deles, é importante também dar “like” ou “follow” para fornecer feedback direto às companhias.

Fidelidade à marca

“Entre os pesquisados, os brasileiros são os mais engajados com as marcas nas redes socais, ou seja, os mais propensos a seguir, compartilhar ou recomendar as marcas nos canais. Isto é uma grande oportunidade para as empresas criarem conteúdos relevantes para esta audiência de forma a cativá-la, o que poderá ajudar a alavancar sua presença, influência e reputação”, afirma o Country Manager da SurveyMonkey no Brasil Rodolfo Ohl.

Questionados sobre os fatores que influenciam na decisão para comprar ou experimentar um novo produto ou serviço, 17% afirmam que são as recomendações de amigos nas redes sociais. Primeiramente, os internautas confiam mais em um teste do produto (32%), seguido por comerciais em TV (21%). “O sucesso nas redes sociais vai muito além das curtidas e seguidas. Os compartilhamentos são relevantes, mas o mais importante é ter uma legião de promotores, ou seja, internautas que compartilham boas experiências em relação a uma marca nestes canais”, conclui Rodolfo Ohl.

Confira a seguir a lista completa com as 20 marcas mais indicadas por usuários das redes sociais:

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