A linguagem de programação Swift, desenvolvida e lançada pela Apple há menos de um ano, parece ter se tornado a preferida de grande parte dos programadores mundo afora.

Pelo menos é isso que indica uma enquete feita pelo site Stack Overflow sobre o assunto.

De acordo com a pesquisa, 26.086 pessoas oriundas de 157 países responderam ao questionário.

Você pode visualizar as dez linguagens mais votadas na lista que se encontra no final desta matéria.

  • 6.800 se identificaram como desenvolvedores full-stack (entendem tanto de programação quanto de banco de dados, infraestrutura, sistema operacional, servidor web etc.)
  • 1.900 como programadores mobile
  • 1.200 como profissionais de front-end (desenvolvimento web; normalmente trabalham com HTML, Javascript e CSS)
  • 12 mil alegaram trabalhar em outras áreas diversas da programação
  • O restante dos participantes não divulgou em que áreas trabalhavam

A linguagem Swift ficou em primeiro lugar por ser fácil de aprender, compatível com Objective C e pela sua velocidade, segundo a análise feita pelo site em cima dos resultados obtidos. As perguntas eram voltadas principalmente para saber com que linguagem esses profissionais trabalharam no ano passado e com qual eles estariam mais ansiosos para trabalhar em seguida.

No outro extremo da pesquisa ficou o Salesforce, sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na sigla em inglês) que aparentemente possui pouca gente disposta a utilizá-lo para trabalhar.

Os organizadores da enquete ressaltaram que esses resultados não representam completamente a posição de desenvolvedores em alguns países como China, Japão e Brasil. Mesmo tendo um grande número de programadores, são poucos os representantes desses países que acessam o site em comparação com outros países de não falantes do inglês enquanto língua nativa.

Cupons de desconto TecMundo: