São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do BR, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do BR, diz estudo

Uma pesquisa da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado, divulga que São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Atrás de São Paulo ficaram as cidades de Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente. Além disso, a região Sudeste do Brasil que mais emplacou cidades no estudo, com seis municípios.

A cidade de São Paulo foi destaque em todos os critérios

Os critérios utilizados pela Urban Systems envolvem economia, governança, meio ambiente, inovação, mobilidade, empreendedorismo, tecnologia etc. Foram usados mais de 70 critérios para entender quais cidades possuem mais chances de investimento e crescimento.

Segundo a pesquisa, a cidade de São Paulo foi destaque em todos os critérios: mais linhas de transporte público e maior variedade de locomoção para a população, movimentação de economia com o nascimento de startups e presença de companhias, grande mercado de tecnologia e políticas públicas como as leis de ocupação do solo e o Plano Diretor, que foi apresentado durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). São Paulo ainda foi bem avaliada em educação, já que capta uma grande quantidade de verba tanto de órgãos públicos quanto de empresas para pesquisas.

Pesquisa

São Paulo

"Novamente na primeira posição, São Paulo continua a se apresentar como a cidade mais inteligente e conectada no país, dentre os mais de 700 municípios analisados nesta pesquisa", disse a Urban Systems.

É sede de empresas de tecnologia de todos os portes

Os motivos para isso, segundo a pesquisa, são: "É a cidade com maior disponibilidade de modais de transporte coletivo de massa, com investimentos em ciclofaixas e corredores de ônibus. Recentemente implantou sistema digital de Zona Azul e prevê a inauguração de novas estações de Metrô da linha Lilás. A cidade conta com novas leis de Plano Diretor e Uso e Ocupação do Solo. O plano tem o propósito de fazer a cidade 'mais humana, moderna e equilibrada' e defende um projeto 'democrático de cidade, inclusivo, ambientalmente responsável, produtivo e, sobretudo, de melhora de qualidade de vida'.

"A cidade também se destaca por ser o nascedouro de muitas pequenas empresas, além de destino de verbas de pesquisas e sede de dezenas de espaços colaborativos para o desenvolvimento de negócios. Ainda é sede de empresas de tecnologia de todos os portes, atraindo investimentos para o setor e concentrando negócios nessas áreas", finalizou a US.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.