Na hora de comprar um celular, internet 4G não é prioridade

1 min de leitura
Imagem de: Na hora de comprar um celular, internet 4G não é prioridade
Imagem: Reuters

Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa GfK, a pedido da empresa de telecomunicações Alcatel, revelou que o tipo de conexão com a internet, no caso a tecnologia 4G, não pesa muito na hora de o consumidor escolher o smartphone que deseja comprar. Segundo o estudo, é provável que o processo de transição entre o 3G e o 4G ainda esteja em uma fase em que não afeta o gosto do cliente.

Na hora de bater o martelo sobre o próximo celular, o consumidor leva em consideração em primeiro lugar a capacidade de armazenamento do dispositivo, sendo considerado um mínimo de 8 GB de espaço para que o cliente fique satisfeito. Em segundo lugar, a qualidade da câmera, que só agrada com mais de 8 megapixels.

Existem diversas regiões do Brasil onde o 4G ainda encontra muita instabilidade

Em seguida, vem a capacidade da bateria, afinal as pessoas não gostam de ficar na mão utilizando o celular durante o dia por aí. Depois, o sistema operacional do dispositivo, com preferência para o Android. Só então o diferencial chega ao tipo de conexão com a internet, com o suporte a redes 4G.

Tecnologia ainda em desenvolvimento

Analisando o resultado dessa pesquisa, o gerente sênior de produtos da MediaTek Samir Vani afirmou: “Ainda que a migração do 3G para o 4G esteja acontecendo mais rapidamente se comparada à transição do 2G para o 3G, existem diversas regiões do Brasil onde o 4G encontra muita instabilidade. Dessa forma, o público desses locais ainda está se familiarizando com o 3G e não enxerga a necessidade de ter um smartphone 4G, que custa mais caro e ainda exige um plano de dados de maior custo”.

Por isso, ainda teremos muitos lançamentos de modelos que trarão apenas o 3G

Rafael Rocha, gerente de produtos e planejamento estratégico da Alcatel, concorda com Vani: “Hoje, boa parte do público considera outros quesitos para comprar o smartphone, como a memória, uma boa câmera e a bateria. O 4G ainda não está entre suas prioridades, até porque muitos nem mesmo têm acesso a ela. Logo, ainda teremos muitos lançamentos de modelos que trarão apenas o 3G”.

Conexão com internet 4G é um fator decisivo para você comprar um smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.