Desktop personalizado: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

6 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Finalmente, o sexto filme da série Harry Potter vai chegar aos cinemas brasileiros. Marcado para o dia 15/07/2009, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o penúltimo livro e filme da saga do bruxo mais famoso e querido do mundo da literatura. Para esperar o bruxo mais ilustre do mundo dos trouxas em grande estilo e com toda a pompa que ele merece, hoje você vai aprender a transformar seu computador com um tema baseado no novo filme, sem apelar para a magia, apenas acompanhando os passos deste tutorial.

Seu PC mais charmoso que a sala comunal, só aqui no Baixaki. Vale lembrar que este artigo é o segundo da série "Desktop personalizado", o primeiro sortudo a ser tema do Windows foi o The Sims 3. Além disso, outro ponto importante de frisar é que este tutorial foi feito no Windows XP, sendo assim, no Vista ou em outras versões do Windows, alguns comandos ou funções podem variar.

O primeiro passo a ser dado em direção à personalização completa do seu desktop é a escolha do tema. Como o cinza sempre está presente nos filmes e detalhes da história, escolhemos um tema no qual esta cor predomina. O escolhido foi o Shades of Gray, pois ele é totalmente cinza e não atrapalha na harmonia do resto do tema. Vale lembrar que se o tema não funcionar, instale o UXTheme Multi Patcher para liberar seu Windows para as modificações.

Tema instalado

Depois de baixar o tema, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e ir até "Abrir". Agora, vá até as "Propriedades de Vídeo/Aparência/Shades Of Gray" e conclua a instalação. O tema cinza já estará à disposição para alterar levemente o aspecto do seu PC.

Abra o tema no sue computador

Felizmente, a Warner Bros - produtora do filme - já disponibiliza diversos brindes para os fãs de Harry Potter e Cia, desta maneira, vamos ao site para pegar os Wallpapers oficiais. Há diversas opções de tamanhos, sendo assim, se você quiser o tamanho 1280x1024, por exemplo, clique aqui ou se preferir outros tamanhos, acesse o site oficial do longa e vá até a opção "Wallpapers".

Wallpaper do HarryWallpaper Dumbledore















Depois de alterar o papel de parede, é hora de modificar os cursores do Windows. Para ajudar nesta tarefa, uma dica é o programa Tumi Cursor Powerpack. Este aplicativo oferece uma infinidade de opções para você dar vida nova à sua varinha, ou melhor, aos seus cursores. Para quebrar um pouco os tons de cinza do tema, optamos por um cursor na cor púrpura. Entretanto, há diversas opções diferentes, sendo assim, escolha a que mais vai combinar com o seu desktop personalizado.

Escolha a cor que mais combina com seu tema

Para ativar os cursores não há segredo, basta fazer o download do programa e, se ele não abrir automaticamente, vá até "Painel de Controle/Mouse/Ponteiros" e modifique-o como desejar. O mais legal é que os cursores do pacote Tumi Cursor Powerpack são em 3D e animados.

A Warner Bros também liberou um Protetor de Tela oficial do Harry Potter e o Enigma do Príncipe, sendo assim, você só precisa fazer o download do arquivo, instalar e ir jogar uma partida de Quadribol, pois seu PC já está quase pronto. O screensaver oficial é cheio de movimento e poses do valentão Draco Malfoy e do atrapalhado Ron.

Screensaver oficial do filme

Se você não gostar do Protetor de Tela oficial e quiser criar um totalmente personalizado, pode ir além e usar o Zeallsoft Screensaver para criar o seu screensaver do Harry Potter sem apelar para magia. Para facilitar na hora de utilizar as imagens, você pode fazer o download dos Posters oficiais do filme clicando aqui.

Depois de trocar o papel de parede, o protetor de tela e aplicar, mudar o cursor do mouse e aplicar um novo tema para a área de trabalho, sua navegação não poderia ficar de fora. A produtora do filme presenteou os fãs com um pacote com 4 máscaras diferentes para que a magia tome conta do seu Firefox.

Navegador mágico.

Harry, Rony, Hermione e Draco Malfoy, escolha qual deles você mais se identifica e mude o visual do seu navegador com o Harry Potter and The Half Blood Prince Personas For Firefox.

Criar os ícones é de longe a parte mais chata e complicada do tutorial, já que os demais passos são moleza. O que faz este passo o mais exigente é o fato de que os ícones precisam passar por um editor de imagens, como o Gimp, por exemplo, pois precisam estar sob uma camada transparente.

Contorne a imagem com o vetor ou ferramenta seleção em laço

Para criar um ícone usamos as letras H e P editadas Gimp. Em primeiro lugar, selecione toda a letra H, crie uma nova camada com fundo transparente e cole o H recortado na camada. Crie uma nova camada transparente e faça a mesma coisa com o P. Agora é só aproximar as duas letras e salvar a imagem como ícone.

Também é possível utilizar outras imagens no formato JPG ou PNG, por exemplo, contudo elas precisam ser transformadas no formato ICO. Há umprograma muito simples que ajuda na conversão e ele se chama IcoFX.

Para criar seu ícone, abra o programa e vá a "File/Import Image". Procure pela figura que você quer utilizar como referência e abra-a. Primeiramente, você poderá definir a área de recorte. Ao dar Ok, selecione o tamanho do ícone (o máximo suportado pelo Windows XP é 48x48, então escolha esse). Após, edite o seu ícone como quiser e, quando terminar, vá até "File/Save As" e salve no formato ICO.

Depois disso, vá até "Propriedades de vídeo/Área de trabalho/Personalizar área de trabalho", escolha o ícone que deseja alterar, clique sobre ele e, em seguida em "Alterar ícone". Agora, basta procurar por ele em seu computador e dar OK.

Trocando icones

Depois desta maratona, acho que você está pronto para enfrentar uma aula dupla de poções, mas como o Baixaki é do time da Grifinória, clique aqui e baixe três opções de ícones. Vale lembrar que este passo serve apenas para mostrar como fazer, desta forma se você não quiser alterar os ícones, fique à vontade.

Depois de tudo pronto, é hora de dar um grand finale a todo o seu trabalho. Sendo assim, vamos salvar o tema para que você possa alternar entre as mais diversas opções de personalização. Para salvar, vá até as "Propriedades de vídeo/Temas" e clique em "Salvar como". Agora, escolha onde o tema será salvo e está tudo pronto!

Salvando o tema

Se você quiser ir mais fundo na personalização do seu computador, pode mudar o fundo do seu MSN 2009. Para isso, abra o mensageiro e posicione o mouse no canto superior direito. Repare que uma pequena aba se desdobra, sendo assim, clique sobre ela, vá até "Procurar" e insira uma foto do filme ou dos seus personagens.

No cantinho do seu MSN

Automaticamente o MSN reconhece as cores predominantes e as ajusta de acordo com a imagem. Se você quiser mais, pode usar os ícones para MSN oficiais do filme no formato GIF para deixar sua imagem de exibição pronta para o grande dia.

Seu MSN vai ficar mágico

Assim como não basta vestir uma capa para se tornar um bruxo de verdade, de nada adianta transformar seu desktop em uma verdadeira escola de magia se nenhum feitiço sair da sua varinha. O game Harry Potter e o Enigma do Príncipe vai espantar os comensais do tédio da sua área de trabalho e trazer muita emoção para quem deseja aprender algumas magias com o Harry em pessoa.

Harry Potter em ação!

Aí está o resultado de todas as modificações que você aprendeu em mais um tutorial do Baixaki.

Seu desktop pronto para arrasar com a galera

Agora, é só aguardar a chegada do filme e curtir de montão as aventuras alucinantes em Hogwarts, Beco Diagonal, Hogsmeade e torcer para que o próximo filme chegue logo. Para ir esquentando as vassouras, que tal encarnar o Harry Potter no DEMO Harry Potter e o Enigma do Princípe que acabou de sair do caldeirão? Vale lembrar que este é apenas um passo a passo, desta maneira sinta-se livre para pular, alterar ou inovar em todas as dicas, afinal um integrante da AD sabe muito bem o que faz.

Fique ligado, em breve mais um tutorial ensinando a mudar seu desktop vai chegar com tudo aqui na nossa sessão de artigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.