6 aplicativos grátis para editar PDF no PC

2 min de leitura
Imagem de: 6 aplicativos grátis para editar PDF no PC
Imagem: AnySoftwareTools

O PDF é um formato extremamente útil para empresas e pessoas que frequentemente precisam lidar com documentos que não podem ter seu formato ou conteúdo alterado livremente. Com sua estrutura rígida, ele garante que o arquivo enviado será visualizado exatamente da forma que seu criador desejava, independentemente do dispositivo ou software usado durante a leitura.

Com o passar do tempo, muitas companhias viram nisso a oportunidade de reduzir gastos e impacto ambiental ao trocar a impressão em papel por documentos em PDF. Mas e quando é necessário fazer alterações em algum arquivo salvo no formato? Como ele é mais fechado, torna-se necessário utilizar softwares especializados na edição de PDFs, e muitas vezes esses programas acabam exigindo pagamentos ou assinaturas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Listamos algumas opções de editores gratuitos de PDF

A seguir, reunimos uma lista com seis softwares totalmente gratuitos que podem ser utilizados para fazer modificações diversas em PDFs. Confira:

1 – Nitro PDF Reader

Com um visual minimalista e descolado que segue muito o estilo visto no pacote Office da Microsoft, o Nitro PDF Reader é uma opção bastante acessível para a maioria dos usuários. Além de permitir a leitura dos documentos, ele possibilita a inserção de comentários em pontos específicos, adição de assinaturas digitais e até marcações de texto. Ele também permite proteger seus arquivos com senha. Confira clicando aqui.

Nitro PDF Reader

2 – PDFRider

Esse aplicativo é uma ótima opção para quem quer fazer edições simples em documentos PDF, pois permite excluir páginas específicas ou adicionar mais a partir de outros arquivos. Além disso, com o programa você também poderá criar novos documentos em PDF, escolhendo apenas os trechos que achar interessantes. Faça o download por este link.

PDFRider

3 – PDF-XChange Viewer Portable

Com uma interface em abas, o programa facilita a vida de quem costuma ter que mexer em vários PDFs diferentes ao mesmo tempo, adicionando comentários, destaques aos textos, assinaturas eletrônicas e outras alterações. Além disso, ele permite a exportação de documentos em vários formatos de imagem, incluindo BMP, JPEG, TIFF e PNG, entre outros. E tudo isso em um programa portátil, que pode ser salvo e executado em qualquer PC a partir de um pendrive. Para baixar, clique aqui.

PDF-XChange Viewer Portable

4 – PDFescape

Rodando a partir de um site da internet, o PDFescape apresenta a vantagem de não exigir download e instalação na sua máquina. Além de oferecer recursos de edição dos documentos propriamente ditos, ele permite a criação de formulários e pesquisas dentro de documentos em PDF e trabalhar tanto com documentos salvos na sua máquina quanto aqueles que estão disponíveis em algum link na internet. O serviço pode ser acessado nesta página.

PDFescape

5 – PDFCool Studio

Além de edições mais simples, o PDFCool Studio permite que você modifique os textos do seu documento, fazendo alterações até em parágrafos inteiros. Além disso, o programa funciona como um conversor, possibilitando transformar PDFs em arquivos DOC, XLS, TXT e HTML – e vice-versa. Faça o download clicando aqui.

PDFCool Studio

6 – Inkscape

O Inkscape é quase uma exceção na lista, já que não é um editor de PDFs propriamente dito, mas sim um programa voltado para trabalhos com vetores, similar ao Adobe Illustrator e ao Corel Draw. No entanto, ele também permite que os usuários editem arquivos em PDF com bastante facilidade e muitas opções de alteração de cores, textos e imagens, além da exportação para vários formatos. Saiba mais sobre ele neste link.

Inkscape

E aí, gostou da nossa lista? Conhece mais alguma opção interessante? Deixe sua opinião e sugestões nos comentários abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.