Samsung registra mais uma patente de um aparelho móvel dobrável

2 min de leitura
Imagem de: Samsung registra mais uma patente de um aparelho móvel dobrável

Se você ainda não está satisfeito com tudo o que já foi revelado sobre os smartphones e tablets com telas flexíveis em desenvolvimento pela Samsung, anime-se: um novo vazamento acaba de trazer novas informações sobre uma das patentes da empresa para essa tecnologia.

A descoberta, feita pelo site Patently Mobile, apresenta um pouco sobre como a tela vai funcionar, bem como seu mecanismo de dobra. Ao que parece, a ideia é bem simples, consistindo em um quadro metálico que mantém as bordas devidamente esticadas, quando o dispositivo está aberto.

Já a dobradiça depende de uma unidade elástica para ficar dobrada da maneira correta, ao fechar o smartphone ou tablet. O sistema, de fato, parece funcionar de maneira semelhante a outra patente da Samsung, revelada apenas algumas semanas atrás.

Uma adição interessante trazida aqui, porém, é que esse mecanismo seria capaz de travar a tela em ângulos pré-determinados de dobra. Assim, você não precisaria de capinhas ou apoios especiais para fazer o aparelho ficar com a tela inclinada – basta movê-la para a posição desejada.

Telas dobráveis chegando?

Como quem acompanha os rumos da empresa deve saber bem, as informações do aparelho dobrável não são, de maneira alguma, uma surpresa. Isso porque a Samsung já está desenvolvendo esse tipo de tecnologia há anos, chegando até mesmo a apresentar vários conceitos em feiras de tecnologia; além disso, patentes relacionadas a telas flexíveis da gigante sul-coreana também já foram descobertas aos montes em todo esse tempo.

As chances de realmente vermos esse tipo de tela surgir em um aparelho da Samsung ainda neste ano são consideráveis, no entanto. E por que motivos acreditamos nisso? De fato, há vários deles: por mais de uma vez, a companhia prometeu trazer um dispositivo com tela dobrável ao mercado. Em quase todas elas, a previsão de sua chegada era, no mais tardar, até o fim de 2015 – e já estamos na reta final deste ano.

Infelizmente, outros rumores vindos recentemente também apontam que as previsões foram atrasadas apenas para 2016. Ao mesmo tempo, considerando que a empresa já afirmou várias vezes, em mais de meia década, que esse tipo de tela chegaria em breve ao mercado e nenhum aparelho do gênero surgiu... Bem, digamos que a palavra da Samsung quanto a isso não é tão confiável assim.

Pois é. Parece que tudo o que podemos fazer é esperar para saber como isso vai seguir.

As telas dobráveis vão ser um sucesso ou um fiasco para o mercado? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.