Apple registra patente de óculos de realidade virtual semelhante ao Gear VR

2 min de leitura
Imagem de: Apple registra patente de óculos de realidade virtual semelhante ao Gear VR
Imagem: eBay

A realidade virtual, antes um recurso apenas das produções de ficção científica, já é algo possível e muito bem desenvolvido nos dias de hoje. Ao que parece, a Apple resolveu seguir os passos de empresas como Facebook e Samsung e está criando seu próprio dispositivo com a tecnologia. Pelo menos, é o que indica uma patente aprovada na última terça-feira (17) pelo órgão regulador norte-americano, que fez o registro do projeto que abre as portas para a companhia de Cupertino testar suas chances no setor.

Chamado singelamente de "Head-Mounted Display Apparatus for Retaining a Portable Electronic Device with Display" – algo como “Aparelho com Visor Acoplado à Cabeça para Conter um Dispositivo Eletrônico Portátil com Tela” –, o produto parece ser simplesmente um Gear VR desenvolvido para o iPhone. Sim, a Apple preferiu deixar de lado o conceito básico criado pelo Oculus Rift e se focou em um projeto muito parecido ao desenvolvido pela Samsung, atrelando seu smartphone aos óculos de realidade virtual.

A ideia trazida ao mercado pela empresa sul-coreana chamou atenção principalmente pelo design mais compacto e pela qualidade do display destacável, que é nada mais, nada menos, do que um Galaxy Note 4. A Google também brincou um pouco com o conceito ao concentrar seus esforços na redução de custos para o usuário final com o Google Cardboard. Além do mais, não é como se a Apple estivesse copiando descaradamente uma de suas principais concorrentes, afinal, a patente da empresa foi enviada para aprovação em setembro de 2008.

Pelas figuras enviadas pela Apple ao USPTO, é possível perceber que a intenção da companhia já naquela época era entregar algo semelhante ao que temos hoje. As ilustrações exibem um acessório parecido com óculos de hastes, contendo um espaço no qual o iPhone pode ser encaixado para servir de visor – ainda que a conexão seja feita de modo wireless. O conjunto apresenta ainda fones de ouvido embutidos e um controle remoto bastante similar a um pequeno iPod.

Mais uma vez, vale a pena lembrar que nem sempre patentes se convertem em produtos reais que chegam às lojas – pelo menos não na forma como são originalmente concebidas. Ainda assim, é interessante saber que a Apple já está pensando há algum tempo na realidade virtual. De qualquer maneira, é melhor não esperar nada para tão cedo, já que a empresa da Maçã costuma aguardar que o mercado de algum produto se estabilize antes de lançar sua própria versão. Quanto será que custaria um par de óculos desses com um iPhone 6 Plus, hein?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.