PlayStation VR pode vir com luva de controle, indicam patentes

1 min de leitura
Imagem de: PlayStation VR pode vir com luva de controle, indicam patentes

Quem já teve a chance de ver o PlayStation VR em funcionamento provavelmente notou que o aparelho trabalha em conjunto com o PlayStation Move para controlar suas ações. Quando chegar às mãos do público, porém, não se surpreenda se virmos esse acessório sendo completamente substituído por dispositivos capazes de analisar os movimentos de nossas mãos e nossos dedos, no maior estilo da antiga Power Glove.

Ao menos é isso o que indicam três novas patentes descobertas pelo membro do NeoGAF Rösti. Preenchidas pela Sony no fim de 2014, as patentes descrevem partes diferentes de uma tecnologia capaz de analisar seus movimentos e convertê-los em ações dentro da realidade virtual.

O primeiro deles seria um sistema de controle que utiliza seu dedão para identificar comandos de movimento, como andar pelos cenários dos games. Já a segunda patente – a já mencionada “Power Glove da Sony” – seria uma luva que, quando vestida, conseguiria captar detalhadamente cada mínimo movimento de suas mãos, graças a uma série de sensores espalhados por toda a sua superfície.

Com a ajuda de seus sensores, a Sony tem como objetivo permitir a você simular diversos objetos usando suas mãos. É possível, por exemplo, simular o controle de uma arma de fogo fazendo o clássico sinal de uma pistola com as mãos; da mesma maneira, manter seus punhos fechados faria o personagem empunhar uma espada.

A última patente, por fim, trata apenas do estudo de “Sistemas e métodos para prover respostas a um usuário enquanto interagindo com conteúdo”, o que, convenhamos, é extremamente importante para criar um uso interessante para todas essas tecnologias na realidade virtual.

Antes que você se anime demais com a ideia, é bom lembrar que essas patentes podem nunca sair do papel ou mesmo acabar chegando até nós de uma maneira completamente diferente do que estamos esperando. Mas considerando que o PlayStation VR já está quase aí, essas ideias não são nem um pouco impossíveis de se tornarem realidade.

Quais são suas previsões para o PlayStation VR? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.