Hoje, o brasileiro Ronaldo Buassali (rbuass), lider do Team Corsair, e seu parceiro Jacson Schenckel (schenckel bros) bateram mais dois recordes de overclock.

Utilizando duas placas NVIDIA GTX 780 Ti, Rbuass conseguiu o primeiro lugar no ranking global do 3DMark 11 na categoria absoluto (SLI) e segundo lugar no 3DMark Vantage (primeiro lugar na categoria de hardware com a GTX 780Ti).

As informações foram postadas no próprio site do 3DMark e na Liga Mundial de Overclocking, que validou os resultados postados. Além disso, a página do Facebook do HWBOT postou uma notícia informando o título concedido com uma foto da máquina de Buassali.

(Fonte da imagem: Ronaldo Buassali)

Para conseguir ultrapassar as barreiras nas frequências das GPUs, o overclocker precisou alterar as BIOS das placas de vídeos e fazer intensas modificações físicas nas placas (inclusão de potenciômetros, quebras de proteção de voltagens e painel de leitura e controle de tensões).

Todo o procedimento exigiu a utilização de nitrogênio líquido, o qual foi aplicado tanto nas placas gráficas quanto no processador. A experiência foi realizada com o uso de containers especiais para nitrogênio e equipamentos de medição Fluke. A configuração usada para tal façanha foi a seguinte:

  • Placa-mãe: ASUS Rampage 4 Black Edition
  • Processador: Intel Core i7-4930k rodando a 6.068 MHz
  • Memória RAM: Corsair Dominator 16 GB Platinum com clock de 2.666 MHz
  • Placa de vídeo: 2 x ASUS GTX 780Ti DCUII (com modificações físicas e painel de controle)
  • Armazenamento: SSD Corsair Neutron GTX 480
  • Fonte: Corsair AX1500i

AmpliarCaptura da página HWBOT, mostrando o recorde. Clique para ampliar. (Fonte da imagem: Ronaldo Buassali)

A frequência das GPUs chegou a incríveis 1.730 MHz / 7.840 MHz (GPU / Memórias), o que é extremamente difícil de se equalizar nessas condições. Um dos fatos mais impressionantes é que o recorde foi atingido com o uso de uma única fonte de alimentação, que chegou a "puxar da tomada" mais de 1.570 watts. A fonte AX1500i com controle digital conseguiu cumprir essa difícil tarefa que requer intensa estabilidade no fornecimento de energia.

Fala sério, essa máquina é uma verdadeira monstra. Será que roda Crysis 3 na resolução 8K? O que você achou desta conquista do famoso overclocker brasileiro?

Cupons de desconto TecMundo: