Volvo já tinha apresentado oficialmente o seu gigantesco ônibus biarticulado para o sistema de BRT do Rio de Janeiro, mas ainda não tinha dado informações sobre a sua fabricação. Havia a possibilidade de a marca trazer pelo menos parte do veículo da Europa para cá, mas já não se fala nisso. A companhia vai fabricar o Gran Artic 300 no Brasil.

Esse biarticulado é um destaque por ser o maior do mudo. Ele mede 30 metros de comprimento e deve conseguir carregar 300 pessoas, bem apertadinhas, naturalmente. Esses detalhes foram revelados na FetransRio, uma feira bienal sobre ônibus que aconteceu no Rio de Janeiro.

Padrão vermelho e preto é, na verdade, o do BRT de Curitiba.

Também foi apresentado pela empresa o biarticulado Super Artic 210, que mede 22 metros e conseguirá carregar 210 pessoas em sua capacidade máxima. Esse modelo segue basicamente o mesmo padrão da maioria dos ônibus usados em sistemas de BRT e de rua pelo Brasil.

Apesar de o Gran Artic 300 ter sido desenvolvido para operar na capital carioca, a montadora já está vendendo o seu chassi para que outras empresas possam montar suas estruturas sobre ele. Portanto, espera-se que, quando outras grandes cidades brasileiras — como Curitiba — ou estrangeiras — como Bogotá — começarem a renovar suas frotas BRT, elas passem a usar esse modelo da Volvo também.