Já consolidado como uma das plataformas preferidas do público para comentar programas e eventos acompanhados pela TV, o Twitter quer fortalecer sua posição e já traçou planos para o período das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Em um evento realizado na sua sede em São Paulo, representantes da rede social revelaram algumas novidades preparadas para os Jogos Olímpicos, e o TecMundo esteve presente.

Durante a Copa do Mundo de 2014, o Twitter atingiu um total de 672 milhões de tweets postados a respeito do evento. Embora não tenha revelado números, o vice-presidente da empresa na América Latina, Guilherme Ribenboim, afirmou que as expectativas da companhia são de que esse número continue crescendo e supere facilmente o mundial de futebol realizado no Brasil.

Número de tweets publicados durante os principais eventos esportivos desde 2013

Para isso, o plano é reforçar ainda mais o papel da rede social como uma ponte entre o público e o conteúdo. Segundo o executivo, 80% dos usuários do Twitter têm interesse em esportes e um terço pode até ser considerado obcecado pelo tema, tornando um evento como as Olimpíadas uma ótima oportunidade para que as empresas reforcem sua participação junto ao público na internet.

No período da competição, o Twitter vai executar uma série de ações em conjunto com a prefeitura do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico do Brasil e o Comitê Rio-2016, além de empresas parceiras e outras entidades. As novidades preparadas para o evento vão desde recursos dentro da rede social até a disponibilidade de recursos especiais que serão espalhados fisicamente pela capital fluminense.

Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter na América Latina, fala sobre os planos da empresa para as Olimpíadas

De olho no lance

Uma das novidades mais interessantes para o público de todo o país será o Alerta de Medalhas: ao fazer tweets usando uma hashtag específica (ainda não definida), os usuários receberão uma resposta automática contendo um link. Ao acessar a página, será possível selecionar esportes, times e atletas de sua preferência para passar a receber notificações sempre que seus escolhidos estiverem disputando uma final.

Fruto da parceria com a prefeitura do Rio, o Twitter também vai contar com um sistema de alertas de emergência, que se ativados poderão enviar notificações para os usuários caso alguma situação de risco aconteça na cidade durante a competição. Outra novidade é a criação de emojis especiais com características típicas da cidade, que aparecerão ao lado de algumas hashtags relacionadas às Olimpíadas.

Twitter poderá emitir alertas sobre situações de risco no Rio de Janeiro durante a competição

Outras iniciativas interessantes dentro da rede social envolvem uma hashtag especial que, quando usada, será respondida automaticamente com o quadro de medalhas da competição, atualizado em tempo real. Por fim, celebridades e atletas serão convidados a participar das Twitter Challenges, gravando vídeos em que cumprem desafios e mostram um pouco dos bastidores das Olimpíadas.

No mundo real

Quem estiver no Rio durante o evento poderá encontrar grandes hashtags físicas em determinados locais da cidade, colocadas estrategicamente para incentivar turistas que passarem por lá a participarem das conversas online. Além disso, a rede social pretende fazer projeções de tweets de destaque nos famosos espelhos-d’água e em outros pontos famosos da capital.

Mais interessante ainda é o Twitter Buzz, um ônibus que terá telas digitais no lugar das janelas e vai circular por um trajeto determinado nas ruas do Rio, exibindo informações sobre a competição e tweets em tempo real, além de servir como um hotspot para acesso à internet e, em seu interior, funcionar como espaço para algumas sessões de perguntas e respostas com celebridades e esportistas.

Hashtags físicas serão espalhadas por lugares ligados às Olimpíadas

Preparativos em andamento

O envolvimento do Twitter com as Olimpíadas não se limita ao período dos Jogos, no entanto. Antes da chegada do evento, a rede social já está tomando medidas que vão além de explicar como as empresas podem usar hashtags e outros tipos de recursos para fazer com que suas campanhas na TV e demais meios se tornem histórias na rede social.

O Twitter já firmou acordos com cinco grandes parceiros (Nissan, Vivo, Coca-Cola, P&G e Visa) e está conversando com mais de 20 outras companhias para que planejem suas atividades sociais. Entre as iniciativas oferecidas está o Content Studio, espaço no qual as empresas poderão se reunir com os representantes da rede social para fazer brainstorming de suas atividades e construir a personalidade de suas marcas.

Objetivo, estratégia e tática do Twitter para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016

Outro recurso interessante oferecido para os anunciantes será um tipo de dashboard com estatísticas de monitoramento, que as companhias parceiras do Twitter poderão acessar livremente. Lá, elas encontrarão dados de volumetria, menções, esportes e marcas com mais interesse do público e até o sentimento geral da população sobre determinados temas.

Por fim, a rede social pretende realizar o Twitter Sports Lab, um evento feito para que os anunciantes possam ter “uma visão de 360º do que poderão fazer no Twitter”. A ocasião está marcada para a última semana de abril. Os Jogos Olímpicos, por sua vez, serão iniciados no dia 5 de agosto.

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