Office 2010: aprenda a inserir fórmulas matemáticas no Word e OneNote

1 min de leitura
Imagem de: Office 2010: aprenda a inserir fórmulas matemáticas no Word e OneNote

Se você quer saber como inserir fórmulas matemáticas muito complicadas nos seus documentos de texto, sem precisar de subescritos e outros símbolos que exigem códigos complicados para que possam ser colocados nos problemas, acompanhe este pequeno tutorial que o Baixaki preparou especialmente para você.

As dicas são criadas com base em um complemento desenvolvido para o Microsoft Word 2010, mas que pode ser instalado também no Word 2007, rodando sem causar problemas no funcionamento, apenas algumas falhas na parte gráfica do próprio editor de textos. Esse complemento é o Microsoft Mathematics Add-in, que pode ser baixado pelo botão abaixo.

Clique para baixar

Após instalar o complemento, inicie o Microsoft Word e procure pela aba “Mathematics”, localizada logo à direita de “Exibição”.

Aba de acesso às funções

Assim que escolhida a opção correta, novas opções surgem na interface do Word. Selecione “Equation” para escolher um dos modelos de equação disponível ou então para criar um novo padrão para a lista existente. Neste tutorial, utilizaremos uma equação de segundo grau sendo resolvida pela fórmula de Bhaskara.

Escolha das fórmulas

Após escolher, a equação será inserida centralizada no texto que está sendo criado, e então você poderá efetuar as modificações que desejar.

Equação inserida

Depois de inserir os números que deseja em cada uma das incógnitas (letras) colocadas na fórmula, procure pelo botão “Compute”, que está logo ao lado do botão de equações. Clicando sobre ele, serão disponibilizadas as possíveis resoluções, escolha a desejada e a equação será resolvida.

Resolver X

O resultado da equação é colocado logo abaixo dela.

Equação desenvolvida

Se desejar também criar um gráfico para ilustrar toda a equação, você pode fazer isso selecionando o botão “Graph” e escolhendo um dos padrões disponíveis. Uma nova janela será aberta e você pode confirmar para que o gráfico seja inserido no texto.

Gráficos criados facilmente

.....

O Baixaki espera que as dicas passadas neste artigo tenham sido úteis para você que precisa de fórmulas e equações em seus documentos de texto, mas não pode perder tempo utilizando códigos do Windows para inserir símbolos e chaves, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.