11 programas gratuitos para substituir o pacote Office por completo

2 min de leitura
Imagem de: 11 programas gratuitos para substituir o pacote Office por completo

O pacote Office é largamente utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. Word, PowerPoint e Excel são ferramentas básicas, por exemplo, de empresas. Apesar de serem soluções boas, normalmente, algumas pessoas têm problemas e também não gostam de instalar software no PC. Por isso, agora vamos colocar um sorriso no seu rosto.

Abaixo, você vai encontrar várias ferramentas gratuitas para substituir o pacote Office por completo. Exatamente: programas e soluções oficiais, nada de pirataria, gratuitas para você usar.

Acompanhe e faça os testes para ver se algum lhe agrada.

Word

Para escrever e editar textos, existem algumas opções gratuitas bem interessantes:

  • Google Docs

Online, o Docs é a solução da Google. Muito similar ao Word, ele é acessado via internet e salva todos os seus arquivos na nuvem. Ou seja: nada é perdido. A interface também é bem amigável. Para acessar, clique aqui.

  • Writer

A solução do pacote LibreOffice não cobra um centavo para você escrever e editar documentos. A interface é um pouco mais similar às das versões antigas do Word, e você pode baixar o programa e instalar na sua máquina sem qualquer dificuldade.

  • Foxit Reader

Focado em PDFs, ele facilita o trabalho de converter e editar arquivos deste formato. Além disso, é uma excelente ferramenta empresarial e tem uma ótima proteção contra vulnerabilidades.

Excel

O Excel traz dois sentimentos aos usuários: amor e ódio. Mesmo assim, é bem difícil ficar sem — principalmente no âmbito profissional. Aqui estão os substitutos:

  • Planilhas

Solução da Google, ela fica na nuvem e também oferece a possibilidade de colaboração. Profissionalmente, isso ótimo — já que você pode contar com uma mãozinha na hora de preencher as centenas de números.

  • Calc

A ferramenta da LibreOffice também é um "Excel" bem desenvolvido e gratuito. É possível realizar análises e projeções, além de cálculos matemáticos.

  • ZohoSheet

Igual ao Excel das antigas, não tem segredo: é a velha fórmula que funciona. Planilhas, tabelas, gráficas, cálculos. Você encontra tudo aqui. Faça o download.

PowerPoint

Quem nunca criou apresentações no PowerPoint? Seja na escola, com os trabalhos de Geografia, na faculdade, com apresentações de TCC, ou até no trabalho, durante aquela reunião animadora, o PowerPoint é figura carimbada. Veja as alternativas:

  • Apresentações

Criar, editar e colaborar. A solução da Google, como as anteriores citadas da mesma companhia, está na nuvem. As apresentações criadas também são compatíveis com o PowerPoint, então você pode abrir o resultado em qualquer PC.

  • Prezi

O Prezi é uma ferramenta bem dinâmica com templates interessantes. A ideia é ser diferente e oferecer ao usuário um design que não seja chato.

  • SlideRocket

Após um cadastro, você pode usar a solução online para criar apresentações e editá-las. Ele funciona tanto em Windows quanto em Mac, além de converter o resultado para PDF se você desejar.

Pacote Office completo

Já para trocar o Pacote Office de uma vez por todas, sem ficar acessando ou instalando várias soluções diferentes, vamos recomendar dois pacotes: o Googles Docs e o LibreOffice. Ambos, como você pode conferir acima, já figuram com as próprias aplicações. Contudo, ambos também são completos e grandes concorrentes do Office. Então, faça a sua escolha e veja se as opções lhe agradam. Caso conheça alguma alternativa interessante, conte para nós aqui embaixo.

Qual é o melhor substituto para o pacote Office? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.