NVIDIA fala sobre o "bug" da GTX 970 e AMD aproveita para dar uma cutucada

2 min de leitura
Imagem de: NVIDIA fala sobre o "bug" da GTX 970 e AMD aproveita para dar uma cutucada

A NVIDIA está enfrentando maus bocados por causa de uma de suas mais novas placas de vídeo entregue ao mercado recentemente. A GeForce GTX 970, componente de alta performance que conta a arquitetura Maxwell, tem apresentado um bug em sua GPU que pode comprometer o desempenho em até 20%.

Mesmo ciente dessa situação, a NVIDIA nega a existência de algum problema e comenta que a placa foi projetada para funcionar de forma diferente. “Sim, os últimos 0,5 GB de memória da sua GeForce GTX 970 rodam de forma mais lenta que os 3,5 GB restantes”, admite Jonah Alben, engenheiro da companhia ao site PC Perspective. Através do Twitter, a empresa também respondeu questionamentos a esse respeito.

"Não há realmente um problema de memória. Nós projetamos a GTX 970 assim por um motivo".

"Estamos sempre melhorando o desempenho por meio de drivers, mas não há planos para uma atualização específica para a GTX 970".

Devoluções por propaganda enganosa

Por conta desse episódio, algumas lojas da União Europeia estão recebendo muitas devoluções da GTX 970 compradas recentemente. O grande problema disso tudo, e que está sendo enfrentando por lojistas no mundo todo, é que a placa não apresenta defeito de fabricação ou algum problema de funcionamento.

O argumento dos consumidores é que houve propaganda enganosa por parte da NVIDIA. Além disso, muitos usuários em fóruns reclamam pelo mesmo motivo, acusando a companhia de não ter entregado o que prometeu nas inúmeras propagandas para seu produto.

Devolução da GeForce GTX 970.

Slogan da AMD: “4 GB significa 4 GB”

Diante dessa situação bastante complicada para a NVIDIA, a concorrente AMD aproveitou para lançar uma campanha bastante curiosa para aqueles que estavam insatisfeitos com suas GTX 970. No dia 30 de janeiro, na página do Facebook, a companhia permitiu que – durante o período de 970 minutos – os consumidores se manifestassem para concorrer a 16 exemplares da Radeon R9 290X, a “verdadeira 4 GB”, de acordo com a empresa.

Junto com a iniciativa, um vídeo satirizando a NVIDIA foi publicado, colocando ainda mais lenha na fogueira. Como se não bastasse tudo isso, a AMD ainda está oferecendo um desconto para os consumidores que devolveram as suas GTX 970.

AMD Radeion R9 290: "4 GB significa 4 GB".

.....

Como será que a NVIDIA contornará essa situação complicada? Pelo “andar da carruagem”, a companhia não pretende endereçar nenhuma solução para o que ela não considera ser um problema. E será que a AMD vai realmente conseguir se sair por cima dessa situação?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.