Ontem, a NVIDIA apresentou ao mundo dois novos chips gráficos que equiparão diversas placas de vídeo ao longo dos próximos meses. Podemos esperar vários modelos de empresas como ASUS, EVGA, MSI e outras tantas que trabalham em parceria com a dona da GeForce.

Representando um grande avanço para a área de games, a NVIDIA apresenta os primeiros produtos de alta tecnologia baseados em sua arquitetura Maxwell − as novas GPUs GeForce GTX 980 e 970.

De acordo com a fabricante — e conforme já conferimos em nossos primeiros testes —, os novos modelos oferecem desempenho surpreendente. Entretanto, além disso, podemos esperar novos recursos gráficos e o dobro da eficiência energética da geração anterior.

“Estamos trabalhando na Maxwell há anos. Ela foi inspirada em nossos gamers e foi criada pelas melhores mentes na área de gráficos 3D”, afirma Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da NVIDIA. “Sua performance extraordinária, sua eficiência e suas tecnologias capacitam os desenvolvedores a fazerem seu melhor trabalho e agradar gamers do mundo inteiro”.

A Maxwell é a 10ª geração de arquitetura de GPU da NVIDIA, antecedida pela Kepler, e resolve os desafios gráficos e de iluminação mais complexos da computação visual. Agora, fica a dúvida, o que isso realmente quer dizer? Vamos entrar em detalhes e conferir as novidades.

VXGI – Iluminação global de voxel

A iluminação realista está entre os problemas mais desafiadores encontrados nos gráficos em tempo real. Simular a iluminação direta e indireta, como reflexos para cenas dinâmicas, até hoje exigia muita capacidade de computação das GPUs, que ia além do que estava disponível para os profissionais. Os desenvolvedores de games eram forçados a usar truques de iluminação que comprometiam o realismo da cena.

Uma das principais novidades introduzidas na geração de GPUs com arquitetura Maxwell é a iluminação global de voxel (VXGI - Voxel Global Illumination), a qual permite que as GPUs forneçam, pela primeira vez, luminosidade dinâmica em tempo real — garantindo gráficos mais convincentes e próximos da realidade.

As cenas dos jogos passam a ser significativamente mais naturais, já que a luz (e consequentemente o contraste com as sombras) interage realisticamente no ambiente do game − resultando em níveis mais profundos de imersão para os jogadores.

Além disso, a Maxwell supera as limitações, combinando desempenho e capacidade de programação exigida para modelar fontes de luz direta e indireta. Com a nova técnica, as placas da NVIDIA podem reproduzir com precisão a iluminação indireta, incluindo iluminação difusa e reflexos.

A VXGI está sendo adicionada à NVIDIA GameWorks, a mais avançada biblioteca gráfica de games do mundo. Assim os desenvolvedores podem criar games com ambientes dinâmicos cheios de iluminação rica e natural, além de um realismo impressionante. A tecnologia também está sendo integrada em mecanismos de games populares, como o Unreal Engine 4, e estará disponível para os desenvolvedores no final de 2014.

“A VXGI é um avanço de gerações. Graças a ela a iluminação se torna mais dinâmica e realista no setor de games”, comenta Halldor Fannar, CTO da CCP Games.

MFAA – Antisserrilhamento de amostragem multiquadros

Os engenheiros da NVIDIA deram às GTX 980 e 970 um reforço no desempenho com uma nova técnica chamada de antisserrilhamento de amostragem multiquadros, que aproveita as novas capacidades das GPUs Maxwell.

O MFAA varia os padrões de amostragem de antisserrilhamento através dos pixels, tanto dentro de um quadro individual quanto entre diversos quadros. Ele usa um filtro de síntese recém-desenvolvido para produzir a melhor qualidade de imagem, e faz isso de forma mais rápida do que o antisserrilhamento convencional.

Para os gamers, o MFAA produz qualidade de imagem próxima à do 4x MSAA com o custo do 2x MSAA − os games serão executados com mais rapidez mantendo altos níveis de qualidade de imagem. Vai dizer que isso não é uma ótima notícia?

DSR – Altíssima resolução dinâmica

Ainda que a resolução Full HD seja satisfatória, o mercado está migrando para o 4K, assim a NVIDIA preparou uma forma de melhorar o visual sem que os jogadores precisem usar monitores 4K. As GPUs GeForce GTX 980 e GTX 970 oferecem aos games uma experiência altamente fiel, até mesmo para quem estiver jogando em telas de 1080p.

Com a tecnologia de altíssima resolução dinâmica da Maxwell, os games podem ser renderizados em até 4K ou outras resoluções de ponta, e então podem ser dimensionados para a resolução nativa da tela do usuário usando um filtro gaussiano de 13 toques. A imagem resultante tem qualidade muito maior do que apenas renderizar diretamente para 1080p.

O DSR é automaticamente habilitado através do GeForce Experience, aplicativo da NVIDIA que otimiza automaticamente as configurações de game para o máximo de sua performance, baixa os drivers mais recentes e permite transmissão de games e captura de ação dentro do jogo. Os gamers podem ativar a tecnologia DSR e aproveitar a alta fidelidade apertando apenas um botão − sem precisar fazer upgrade do monitor.

VR Direct

Para fornecer o potencial imersivo da realidade virtual, os games exigem altas taxas de quadros e baixa latência. A tecnologia VR Direct incorpora diversos novos recursos para aumentar a performance, reduzir a latência e ampliar a compatibilidade com headsets VR. Esses recursos incluem:

  • VR SLI − fornece performance ampliada em dispositivos de realidade virtual nos quais diversas GPUs podem ser atribuídas a um olho específico para renderizar as imagens mais rapidamente.
  • Ajuste assíncrono − corta a latência pela metade e ajusta rapidamente as imagens conforme os gamers movem a cabeça, sem a necessidade de renderizar novamente os novos quadros.
  • Autoestéreo − melhora a compatibilidade do game para dispositivos VR, como o Oculus Rift, e permite aos usuários jogar usando determinados headsets não projetados para VR originalmente.

“Criamos o Unreal Engine 4 usando a arquitetura Kepler da NVIDIA, mas as GPUs GTX 980 e 970, baseadas na nova arquitetura Maxwell, são as GPUs mais potentes e eficientes para criar cenas de detalhes sem precedentes através de experiências de PC e VR”, conta Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games. “Nossos desenvolvedores estão aprimorando a alta tecnologia com as GPUs Maxwell”.

Muitas das melhorias da arquitetura Maxwell já podem ser aproveitadas, já que as novas GPUs da NVIDIA já estão disponíveis em todo o mundo, incluindo no Brasil. Apenas lembrando que os preços de entrada sugeridos (eles podem varias conforme a marca da placa e os benefícios propostos) são de R$ 1.599 para a GTX 970 e R$ 2.249 para a GTX 980.

Cupons de desconto TecMundo: