No início deste ano, a NVIDIA apresentou a primeira placa de vídeo com a nova arquitetura Maxwell para os PCs. Trata-se da GeForce GTX 750 Ti, um modelo simples voltado ao baixo consumo de energia. De lá pra cá, nenhuma placa mais poderosa com a nova tecnologia foi anunciada.

Agora, rumores indicam que a empresa pode estar prestes a lançar a GeForce GTX 980, trazendo todo o poder da tecnologia Maxwell e pulando completamente a série 800. Como a NVIDIA já tem um evento marcado para setembro, não é de se estranhar que isso pode realmente acontecer. Contudo, nenhuma especificação da placa foi revelada. Tudo o que temos é uma informação que surgiu há alguns meses que cita que o modelo pode ter 3.200 núcleos gráficos.

Por que pular uma linha completamente?

Apesar de estranho, não é tão complicado imaginar por que a NVIDIA pode pular completamente a família de produtos 800. Para entender é preciso analisar outro rumor que surgiu recentemente.

A princípio, a empresa pode estar se preparando para lançar novos chips para notebooks. A linha deve ter a marca GeForce 900M e será baseada na arquitetura Maxwell. Isso acontece porque a família 800M já existe nos notebooks e é baseada na arquitetura Kepler. Deste modo, a empresa busca um nome para diferenciar os produtos e mostrar que os novos chips são mais poderosos.

Quando voltamos aos desktops, percebemos que não existe nenhum produto da família 800 (pelo menos até o momento). Isso poderia causar certa confusão entre os consumidores já que teríamos chips equivalentes nos notebooks e nos desktops, mas com nomenclaturas diferentes.

Para resolver toda essa confusão, a empresa teria optado por pular a linha 800 nos PCs para enquadrar todos os produtos na família 900, nivelando completamente a nomenclatura dos chips gráficos e evitando a confusão do público.

Cupons de desconto TecMundo: