Notebook Gamer ou Console: qual é o melhor para jogar?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Notebook Gamer ou Console: qual é o melhor para jogar?
Imagem: Shutterstock

Performance e custo-benefício. Essas são duas questões fundamentais que os jogadores procuram sempre que vão investir em um novo equipamento. E as opções são muitas já que, atualmente, é possível jogar, de forma casual ou competitiva, por meio de diferentes plataformas: computadores, notebooks, consoles e até smartphones.

Pessoas jogando no notebookVeja um comparativo entre notebooks e consoles para jogos digitais.

Com o crescente interesse do público, a tendência para o futuro é que todas as plataformas de games se aprimorem para que possam ser cada vez mais potentes e, assim, garantir uma melhor jogabilidade aos usuários.

Mas atualmente, qual oferece a melhor experiência de jogo: notebooks gamer ou consoles?

Para ajudar a responder a essa questão, preparamos uma lista comparativa que poderá guiá-lo nessa jornada. Aproveite!

Notebook gamer ou console: vantagens e desvantagens

Os consoles estão disponíveis no mercado há bastante tempo. Os fabricantes estão sempre aprimorando seus produtos para chamar a atenção do público e, assim, garantir uma experiência verdadeiramente envolvente para os jogadores. 

Entre os aparelhos disponíveis no mercado, há ferramentas específicas em cada um deles que garantem fluidez e agilidade em títulos diferenciados.

Com o controle, por exemplo, há botões que farão os jogadores emergirem de formas diferentes, seja nos notebooks ou nos consoles.

Já para que os consoles funcionem, normalmente é necessária a conexão a uma tela e, em muitos casos, a compra física dos jogos — lembrando que alguns títulos podem ser exclusivos de algumas plataformas.

Pessoa jogando com controleÉ possível utilizar o notebook como um console, ligado a uma tela e com o controle, para ter dois mundos em um só e máxima performance

De maneira ampla, os consoles apresentam vantagens interessantes aos jogadores, sobretudo por aquilo que as plataformas têm a oferecer em seu diferencial: alguns jogos exclusivos, a possibilidade de jogar entre amigos online, dentre outras.

Porém, existem outras possibilidades que podem ser igualmente interessantes atualmente.

É o caso dos notebooks gamers. Antes, eles eram considerados muito pesados, comprometendo a mobilidade do jogador, o que é fundamental para um notebook, e também ofereciam uma performance aquém da de um PC Gamer Desktop, por exemplo. Mas isso mudou.

Isso pode ser conferido nos notebooks NVIDIA GeForce, desenvolvidos justamente para jogos. Uma equipe extremamente dedicada pesquisou como poderia aprimorar as placas de vídeo e, assim, oferecer maior praticidade aos jogadores.

Dessa forma, hoje, a empresa oferece notebooks gamer com grande potência, o que é essencial para que os jogos funcionem da melhor forma possível, sem comprometer a praticidade da mobilidade, tão importante para quem opta por um notebook.

Além disso, outro fator interessante é a possibilidade de transformar seu notebook em um console por meio de um cabo HDMI. Ao conectá-lo na TV, é possível jogar de maneira confortável, sentado em uma poltrona ou sofá e com uma qualidade de imagem sem igual. 

Isso é possível por conta das tecnologias NVIDIA GeForce, como Ray Tracing e DLSS, disponíveis nas placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX.

Vantagens das placas de vídeo GeForce RTX

As placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX contam com tecnologias de Ray Tracing e DLSS.

Em uma tradução livre, Ray Tracing significa “traçado de raios de luz”. Significa que a física do traçado de raios é aplicada como funciona na natureza, fazendo com que o jogador tenha uma experiência mais próxima da realidade e muito mais imersiva.

Já o DLSS, uma sigla para Deep Learning Super Sampling (Super Amostragem com Aprendizagem Profunda, em tradução para a língua portuguesa), é uma tecnologia exclusiva das placas de vídeo GeForce RTX que aumenta a taxa de quadros por segundo nos jogos e ainda melhora a qualidade gráfica. Grandes títulos como Battlefield 2042, Fortnite e Call of Duty: Warzone já contam com essa tecnologia.

Além disso, ele não só aumenta a taxa de quadros (FPS), como também melhora a qualidade gráfica sem perder a performance. O DLSS é a inteligência artificial dentro da placa de vídeo.

Com todas essas tecnologias, os notebooks gamer oferecem uma clara melhoria para o desempenho dos jogos, graças ao poder das GPUs NVIDIA GeForce RTX. E, dependendo do jogo, é possível melhorar o desempenho do jogador.

Com o NVIDIA REFLEX é possível diminuir a latência do sistema. Indispensável nos títulos competitivos mais populares em que milissegundos fazem a diferença entre a vitória e a derrota.

Além de todas essas vantagens das placas GeForce RTX, os jogadores também poderão estudar, trabalhar, assistir a filmes e séries em plataformas de streaming nos notebooks e até mesmo criar seu próprio podcast ou streamar.

A versatilidade dos notebooks gamer é bastante interessante, sobretudo quando há placas de vídeo com potências grandiosas como as oferecidas pela NVIDIA.

Pessoa jogando no notebookTecnologia aprimora a experiência dos jogadoresFonte: iStock/Reprodução

O que é melhor: notebook gamer ou console?

Pensando em todas essas questões, é evidente que os notebooks NVIDIA GeForce oferecem muitas vantagens. Quem gosta de se divertir e passar o tempo jogando, não pode deixar de conhecer essa linha repleta de mobilidade, potência e tecnologias transformadoras.

Se ficou interessado, não deixe de aproveitar a Black Friday para investir em um equipamento de alta performance que certamente vai surpreender!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.