Se você estava querendo espremer ao máximos os gráficos de qualquer game fazendo configurações SLI com três ou quatro placas GeForce GTX 1080 ou 1070, pode ir tirando o cavalinho da chuva. A NVIDIA fez um comunicado oficial especificando que só será possível ligar até duas placas da série GTX 10xx em SLI em um computador rodando os drivers tradicionais da empresa.

Haverá sim suporte para ligações de três ou quatro placas, mas isso só deve funcionar em testes sintéticos de benchmarks, como FireStrike, Unigine e Catzilla. Isso quer dizer que somente quem estiver a fim de realizar overclock poderá aproveitar o poder combinado das novas GPUs.

A quantidade de aplicações suportadas não vale o investimento

Apesar disso, a empresa liberou complementos para que desenvolvedores de jogos futuros passem a suportar mais de duas GPUs GTX 1080 e 1070. Isso quer dizer que todos os jogos atuais não poderão utilizar uma terceira ou quarta placa, caso ela esteja instalada na sua máquina em SLI. Em algum tempo, entretanto, isso pode começar a mudar, mas, no momento, a quantidade de aplicações suportadas não vale o investimento.

Confira parte do comunicado oficial

Com as GPUs GeForce GTX 10-series, nós estamos investido pesadamente em SLI com duas unidades através da nossa nova ponte High Bandwidth (que dobra o bandwidth para jogar de forma mais rápida, mais suave, com altíssima resolução e taxas de atualização maiores) e perfis SLI no NVIDIA Game Ready.

Para garantir a melhor experiência gamer com as GTX 10-series, nós estamos focando nossos esforços apenas no SLI com duas placas e vamos continuar incluindo perfis SLI 2-way no nosso driver Game Ready.

Esse comentário oficial da empresa ainda especificava que o foco dessa configuração dupla são jogos de alto desempenho em alta resolução, além de conteúdo em realidade virtual.

Cupons de desconto TecMundo: