Uma cozinha em uma mesa

1 min de leitura
Imagem de: Uma cozinha em uma mesa

Imagine um fogão do tipo cooktop com lavadora de louças, pia e forno, todos reunidos em uma mesa extremamente compacta e prática.

Parece até propaganda de um daqueles produtos milagrosos que resolvem todos os seus problemas, mas não é. Pelo menos por enquanto.

Este é um projeto do designer industrial Zivile Januskaityte. Batizado de Cook ‘n’ Roll, a mesa-esteira reúne vários aparatos para cozinha — o básico para “sobreviver”, digamos assim.

A superfície é de cerâmica para cozinhar como um fogão do tipo cooktop. Ela é feita de um material flexível e resistente, o aerogel de sílica.

A mesa Cook n Roll, com destaque para a superfície deslizante.
Imagem: Yanko Design/Montagem: Baixaki

Ela desliza e, embaixo, tem três fundações diferentes: forno, receptáculo e pia. O calor é direcionado para não esquentar outras áreas da mesa.

O forno é infravermelho e prepara refeições de diferentes maneiras. Ele pode cozinhar, esquentar ou grelhar. A fundação do forno pode ser erguida com facilidade. No meio da mesa, fica uma espécie de gaveta simples que pode comportar panelas, talheres e outros utensílios.

Detalhe do forno e da gaveta.
Imagem: Yanko Design

No melhor estilo comercial de TV, agora é aquele momento “e não é só isso!”.

No lado direito, as sacada mais curiosas do Cook ‘n’ Roll: uma pia e uma lavadora. Exatamente, uma pia e uma lavadora de louças na mesa. O projeto não deixa claro de onde a água vem, mas ela surge com um sensor! Abriu a tampa desta parte, a água começa a correr; fechou, ela para.

Toques para ativar a água.
Imagem: Yanko Design

A lava-louças tem várias escovas com RFID (sigla em inglês para identificação de frequência de rádio). Parecidas com um monte de palitos, elas identificam sujeiras e as removem com íons negativos, dispensando a necessidade de água. Quando ela é deslizada para cima da pia, todas as impurezas são removidas.

Detalhes da pia e da lava-louças.
Imagem: Yanko Design/Montagem: Baixaki

Não se sabe por quanto “você pode adquirir esta maravilha moderna”, pois se trata apenas de um projeto. O fato é que a ideia propõe soluções para as maiores dificuldades que as novas tecnologias precisam enfrentar: espaço e uso ecologicamente correto.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.