NY Post usa dados do Reddit e acusa pessoas erradas pelo ataque em Boston

1 min de leitura
Imagem de: NY Post usa dados do Reddit e acusa pessoas erradas pelo ataque em Boston

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Foi só as investigações do FBI começarem a dar frutos para que todo o caso das bombas em Boston acelerasse a uma velocidade inacreditável. Logo que a agência divulgou diversas fotos de uma dupla de suspeitos, informações levaram à descoberta de quem seriam eles; pouco depois, houve uma troca de tiros, que terminou na morte de um dos criminosos e na fuga de outro deles.

Antes do incidente, no entanto, uma grande confusão já havia sido causada pelo New York Post com relação às investigações feitas pelo pessoal do 4chan e do Reddit.

O fato é que o jornal publicou, na primeira página de sua versão impressa, uma notícia destacando os dois homens encontrados pelos fóruns (que não eram os mesmos identificados pelo FBI). Isso não seria nenhum problema se o NY Post não agisse como se os federais os tratassem como suspeitos procurados.

Uma caça às bruxas

Por sorte, não demorou muito para que a acusação feita pelo jornal fosse desmentida. Segundo o The Verge, o próprio FBI interveio no caso, dizendo que “outras fotos não podem ser consideradas credíveis”; John Miller, repórter da CBS, também afirmou que a polícia não está em busca dos homens destacados pelo New York Post.

Com isso, sites como o Wired passaram a culpar as próprias pessoas que participaram da “investigação” no Reddit. De acordo com eles, isso seria uma “caça às bruxas” e que “danos reais podem ser causados por falsas alegações que saem do controle”.

O Reddit, por sua vez tomou uma posição com relação a isso, postando um aviso dizendo que a dupla acusada era inocente. Além disso, um novo tópico do fórum pede para que as mídias de notícia parem de usar as informações colocadas ali – afinal de contas, sites como esse nunca tiveram o objetivo de ser uma fonte oficial.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.