Quem já não sofreu com o problema de estar usando o notebook em cima da perna enquanto está sentado no sofá e sentir o aquecimento do aparelho quase queimar a pele? Em alguns casos, isso é causado pelo mau posicionamento do portátil. É possível que a ventilação esteja sendo tampada e o produto não consiga se resfriar.

Neste artigo, apresentamos algumas mesinhas leves, e outras bem pesadas, que foram testadas por nós para utilizar notebooks de forma mais prática. Confira os exemplos abaixo e saiba quais foram as nossas impressões sobre cada um dos produtos.

iLap

Este suporte foi desenvolvido principalmente para MacBooks, mas também pode ser utilizado para apoiar outros notebooks de 13 polegadas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

A estrutura desse produto conta com duas partes almofadadas que permitem a você utilizar o suporte sobre as pernas, enquanto estiver sentado ou deitado. Porém, caso você queira usar o produto sobre a mesa, é possível tirar uma dessas peças para facilitar a digitação.

O formato do iLap é ergonômico, o que garante um conforto extra para você enquanto estiver utilizando o computador. A parte almofadada permite que você apoie as mãos enquanto estiver digitando, principalmente se você usar o suporte sobre a mesa, caso você não retire essa peça do produto.

iLevel

iLevel é um suporte feito de aço com acabamento em prata que foi desenvolvido especialmente para o MacBook Pro e para o PowerBook. Porém, a estrutura dele permite que seja utilizado com diversos modelos de notebook, não apenas os da Apple.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

O produto possui uma espécie de alavanca na parte da frente que permite elevar a estrutura, deixando o notebook com a tela inclinada. Com isso, você pode ajustar a altura e o ângulo de visão do computador portátil ao mesmo tempo.

O suporte possui uma peça móvel na parte inferior da estrutura, que permite girar o notebook em até 360 graus, ou seja, uma volta completa. Para pessoas que vivem em reuniões ou que precisam mostrar informações contidas na tela para os seus colegas, essa ferramenta é muito útil.

mStand

O mStand é um suporte para notebook feito de alumínio. O produto é uma peça inteira, não sendo necessário montar ou desmontá-lo. Porém, justamente por isso, ele não é nenhum pouco portátil. Sua estrutura é feita exclusivamente para ser utilizada sobre a mesa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

O suporte serve para apoiar qualquer tipo de notebook. Ele possui dois buracos na sua estrutura para permitir que sejam passados os fios e evitar que tudo vire uma bagunça. Além disso, o produto vem equipado com borrachas que fixam o aparelho, evitando que ele deslize e caia.

Como este suporte deixa o notebook alto, ou seja, bem cima da superfície, a sua tela fica inclinada e não é possível utilizar a estrutura do aparelho. Portanto, o ideal é usar este produto com um teclado e um mouse à parte.

UpTable

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

O UpTable é um suporte simples para notebook, feito de metal com borrachas que fixam o aparelho para que ele não escorregue. O produto é extremamente leve, portátil e é muito fácil de ser montado. Ele faz com que o computador passe a ser utilizado apenas como uma tela, pois deixa o gadget inclinado. O ideal é utilizar um teclado e um mouse à parte.

UpTable Cooler

O UpTable Cooler nada mais é do que uma versão aprimorada do suporte anterior. Este modelo possui um cooler que fica localizado embaixo do notebook e é ativado por meio de um cabo USB que deve ser conectado ao computador. Ele ventila o aparelho portátil para evitar que ele esquente demais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

Porém, o que é vantagem às vezes pode trazer desvantagem também: a presença do cooler faz com que o suporte se torne muito difícil de montar e desmontar. A forma de encaixar o notebook na estrutura também complica, pois o pequeno ventilador não deixa ajeitar muito bem o posicionamento do computador portátil, fazendo com que ele fique um pouco torto.

O suporte faz com que o notebook fique inclinado demais e não permite que o ângulo seja modificado de acordo com a preferência da pessoa que for utilizar. Dessa forma, você se torna praticamente obrigado a usar um mouse e um teclado separadamente, para não forçar muito a coluna devido à posição desconfortável provocada pelo produto.

e-Table

O e-Table é uma mesinha para usar como suporte para notebooks enquanto você estiver utilizando-o no sofá ou na cama, por exemplo. Ele garante que o computador vai ficar em uma posição plana, sem tampar a ventilação do aparelho.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

A estrutura apresenta encaixes que evitam que o aparelho deslize e permite regular o ângulo da mesa, possibilitando que você escolha entre ela ficar inclinada ou completamente reta. Entretanto, o suporte não possibilita a modificação da altura da mesinha.

O e-Table apresenta um suporte específico para o mouse, porém a superfície dessa peça é muito lisa e o mouse desliza facilmente. O suporte possui um espaço reservado para um copo, que é externo à estrutura. Contudo, algo pesado demais pode prejudicar o equilíbrio da estrutura, pois ela é um pouco bamba, não tem firmeza nas pernas.

e-Table Cooler

Esta é outra versão da e-Table. A diferença principal entre as duas é que este possui um cooler inserido na estrutura, o que permite ventilar melhor o notebook e evitar o superaquecimento do aparelho enquanto você estiver sentado ou deitado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

Outra vantagem apresentada em relação à versão mais simples deste suporte é o fato de este ser muito mais firme, pois ele apresenta travas nas pernas da mesa, para que ela não fique bamba como o modelo anterior. Além disso, a estrutura do suporte é leve, portátil e fácil de montar.

É preciso conectar a mesa ao notebook por meio de um cabo que acompanha o e-Table Cooler. Isso faz com que sejam ativadas as entradas USB oferecidas pelo suporte e também permite que o funcionamento do cooler.

O e-Table Cooler também possui um porta-copos, porém ele é apenas um buraco raso na superfície da mesa, o que não garante uma fixação perfeita. O copo pode cair facilmente e derrubar o líquido que estiver dentro dele sobre o notebook.

O suporte possui uma parte própria para usar o mouse, apresentando uma superfície áspera que evita o deslizamento. Além disso, ele traz um furo na estrutura para que você possa passar os cabos sem deixar uma aparência feia na mesa. Não é possível regular a sua altura, mas você pode ajustar o ângulo de inclinação do notebook.

Laptable Color

O Laptable Color é uma mistura de suporte com mesa portátil. Ele possui uma estrutura que serve para apoiar o seu notebook e outra sobre a qual você pode movimentar o mouse. O produto apresenta ainda mais três partes que funcionam como porta-objetos, revisteiro e prateleira.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rain Design)

As bandejas apresentadas pelo Laptable Color podem ser encontradas em oito cores diferentes, como rosa, azul, verde e preta. Você pode utilizar esta mesa na cama, no sofá ou até mesmo como o seu escritório móvel.

A montagem do produto é bem complicada e o processo se torna ainda mais difícil por conta do peso excessivo das peças. Porém, basta acompanhar as instruções apresentadas no CD do produto para entender exatamente onde cada peça deve ser colocada.

 Apesar de a estrutura ser completa, bonita e extremamente útil, as bandejas do Laptable Color não fixam muito bem à coluna principal do produto. A mesa disponibiliza argolas para ajudar a manter as superfícies no lugar, sem que elas deslizem no bastão liso que as suporta. Porém, elas não resolvem o problema por completo.

Cupons de desconto TecMundo: