Essa é a Ozo, a câmera para realidade virtual da Nokia [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Essa é a Ozo, a câmera para realidade virtual da Nokia [vídeo]

A Nokia está oficialmente dentro do mercado de realidade virtual. A fabricante finlandesa apresentou nesta terça-feira (28) uma câmera que grava em 360º batizada de Ozo. Ela é destinada para uso profissional e criação de conteúdo a ser consumido somente por óculos especiais.

Anteriormente, acreditava-se que a Nokia revelaria um óculos de realidade virtual, algo que (ainda) não aconteceu. De formato esférico, a Ozo captura áudio e vídeo a partir de oito microfones integrados e oito sensores sincronizados entre si. O efeito gerado é o 3D estereoscópico.

Quem está realizando a gravação pode conferir o que está sendo capturado em tempo real: para isso, basta vestir um óculos de realidade virtual. Além disso, a Ozo é capaz de gerar um clipe de baixa definição em poucos minutos apenas para você conferir os ângulos e o enquadramento ou já mostrar a alguém, por exemplo.

As projeções em 360º podem ser criadas posteriormente, mas a própria Ozo faz a geração automática do conteúdo panorâmico a partir do material "puro" capturado, se você preferir. A qualidade pode não ser a mesma no início, mas só a existência dessa possibilidade já é grande coisa — e minutos preciosos podem ser poupados.

O som é captado de acordo com a posição espacial dos objetos na gravação original. Isso cria a sensação de que você realmente está no local da realidade virtual, fazendo você virar a cabeça para procurar por objetos emitindo ruídos a todo momento.

O projeto da Ozo é o primeiro grande salto da empresaem direção a uma nova tecnologia após a compra da divisão de celulares pela Microsoft, em 2013. Por enquanto, não há previsão de preço para a câmera Ozo, mas as vendas já devem começar a partir do final de setembro deste ano.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.