Nokia faz parceria com Samsung para lançar aplicativo no Tizen e no Android

2 min de leitura
Imagem de: Nokia faz parceria com Samsung para lançar aplicativo no Tizen e no Android
Imagem: Here

Este segundo semestre de 2014 pode estar trazendo mais uma daquelas parcerias que até tempos atrás pareciam improváveis. Quando a Microsoft adquiriu a divisão mobile da Nokia, no começo de 2014, o acordo não incluiu o serviço de localização HERE Maps, que equipava os aparelhos da empresa finlandesa. Agora, nesta última quinta-feira (28), a Nokia anunciou um acordo com a Samsung para incluir o HERE nos dispositivos vestíveis da companhia sul-coreana, especificamente seus smartwatches.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos pontos fortes do HERE Maps é o suporte à navegação offline, usando apenas o GPS do aparelho em que estiver instalado, com a possibilidade de o usuário baixar mapas detalhados de mais de 200 países. Além disso, o aplicativo inclui informações sobre transporte público e milhares de pontos de interesse da região. Ainda não se sabe quais utilidades serão portadas para os aparelhos da Samsung.

Tizen OS e... Android!

O HERE já estava confirmado para todos os aparelhos da linha Gear da Samsung que rodam o Tizen OS, sistema portátil proprietário criado pela empresa, inclusive no vindouro Samsung Gear S, com lançamento previsto para outubro. Porém, parece que a parceria não se conteve apenas aos dispositivos vestíveis e uma nova informação revela que o HERE pode figurar ao lado do Google Maps em pleno Android.

Ontem (29), foi confirmado que o HERE receberá uma versão Android exclusiva para os aparelhos da família Galaxy. Usando a tela maior dos smartphones, o consumidor poderá planejar e desenhar todo o seu trajeto para uma corrida ou um passeio através do próprio celular, antes de sincronizar o conteúdo com seu smartwatch da Samsung. A exclusividade, porém, deve ter prazo de validade.

“HERE para Android é parte de nossa parceria com a Samsung, mas nós pretendemos tornar HERE disponível para o máximo de pessoas possível”, disse um representante do time de desenvolvedores no Twitter. O dono do perfil afirma ainda que, apesar de ainda não haver uma data definida para liberar o aplicativo a todos usuários do sistema portátil da Google, isso deve acontecer ainda este ano.

Para a Samsung, parece ser uma tentativa de fortalecer seu sistema Tizen e se afastar um pouco da dependência da Google para levar a frente sua linha de tecnologia vestível, enquanto para a Nokia é uma oportunidade de ampliar a base de usuários do HERE Maps, já presente no Windows Phone. O aplicativo deve estar disponível para o sistema da Samsung e aparelhos da linha Galaxy a partir do lançamento do Gear S.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.