Depois de ter sido comprada pela Microsoft, o Nokia X foi o mais próximo que o setor de aparelhos da Nokia conseguiu chegar do sistema operacional Android.

Contudo, ainda que muitos não saibam, a empresa finlandesa possui diversas outras divisões que não foram compradas por Satya Nadella e, consequentemente, continuam livres para fazer o que bem entenderem dentro do mercado de tecnologia.

Um desses setores é o de plataformas emergentes, que acaba de impressionar o mundo inteiro ao anunciar na manhã de hoje (19) seu próprio launcher para Android. Baseado simplesmente como Z Launcher, o aplicativo ainda está em fase Beta, mas já pode ser baixado gratuitamente através de seu site oficial.

E por mais estranho que seja ver um app sendo projetado para o SO da Google com o logotipo da Nokia, é interessante observar o quanto ele é inspirado em algumas características marcantes do Windows Phone.

Do lado esquerdo, apps que você usaria de manhã; do direito, programas geralmente utilizados durante a noite

Uma interface inteligente

Diferente de outros launchers disponíveis para Android, o Z Launcher não se resume em um pacote de ícones ou alterações visuais simples. Ele tenta simplificar seu aparelho ao máximo e facilitar sua vida na hora de encontrar um determinado aplicativo ou acessar uma certa página da web. Basicamente, a homescreen se resume a uma pequena listagem dos programas que você mais utiliza no seu cotidiano, além de um relógio discreto e um widget que aponta os próximos eventos de seu calendário.

Essa lista, contudo, não é randômica. Ela se baseia nos seus padrões de comportamento, aprendendo a exibir os softwares e sites que o usuário tem o costume de acessar em determinado horário e determinada localização no GPS. E se você estiver procurando algo que não está listado na homescreen, basta fazer um gesto na tela escrevendo a primeira letra do app desejado (um “T” para Twitter ou “D” para Dropbox, por exemplo).

Também é possível tocar no ícone localizado na região inferior central da tela e obter uma lista universal com todos os apps instalados no seu smartphone, devidamente categorizados de forma alfabética. Esses sistemas lembram muito o esquema de busca de apps presentes no Windows Phone, onde seus aplicativos também ficam listados de forma alfabética e vertical. Também não é demais lembrar que, no Windows 8, você pode procurar aplicativos na tela inicial digitando a primeira letra de seu nome.

Planos para o futuro

De acordo com Brook Eaton, gerente de produtos da divisão de plataformas emergentes da Nokia, a equipe finlandesa resolveu desenvolver o Z Launcher ao perceber um aumento no número de aplicativos que as pessoas costumam manter instalados nos seus smartphones: a ideia é organizar ainda mais a listagem desses programas.

Em entrevista ao site norte-americano The Verge, o executivo afirmou que seu setor também está “de olho” no iOS e pode desenvolver algum app para o sistema. Contudo, é bem provável que ele seja diferente do Z Launcher, visto que a Apple não permite que aplicativos de terceiros mudem o design da tela inicial de seu SO.

Novamente, você pode baixar o Z Launcher acessando este site e clicando no botão de download; será necessário efetuar um rápido registro no sistema para ser selecionado no Beta limitado. Por ainda estar em desenvolvimento, o software pode apresentar bugs ou inconsistências, mas tudo indica que o feedback internacional do programa está sendo majoritariamente positivo.

Cupons de desconto TecMundo: