Nokia demonstra serviço HERE Maps e permite que experimentemos o Lumia 925

2 min de leitura
Imagem de: Nokia demonstra serviço HERE Maps e permite que experimentemos o Lumia 925

HERE, o serviço de mapas da Nokia (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em um evento realizado na noite de ontem (16) Em São Paulo capital, a Nokia reuniu jornalistas e blogueiros para anunciar a chegada oficial do Nokia HERE no território brasileiro. Embora já estivesse disponível há algum tempo em sua versão online e nos smartphones equipados com Windows Phone, só agora o serviço de mapas produzido pela companhia finlandesa está em sua versão final trazendo todos os atrativos e características exclusivas.

O anúncio foi feito por Helder Azevedo, diretor da Nokia para a América Latina. Em uma curta apresentação, o executivo abordou os pontos principais presentes na suíte de serviços Nokia HERE, na qual fazem parte o HERE Maps (mapas para consulta e navegação à pé), o HERE Drive (GPS para motoristas) e o City Lens (que faz uso de realidade aumentada e da câmera do smartphone para orientar trajetos até pontos de interesse; recurso exclusivo para a linha de aparelhos Lumia).

Um dos grandes diferenciais do Nokia HERE é a possibilidade de fazer download dos mapas que você mais utiliza a fim de realizar consultas completamente off-line – com todos os pontos de interesse e informações sobre rotas de navegação funcionando normalmente.

Demonstração do City Lens, que utiliza a câmera do smartphone para mostrar pontos de interesse e trajetos em tempo real (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Mapas internos

Além disso, outro recurso que merece destaque é o HERE Maps Indoor, um mapeamento de ambientes internos e de interesse público como shoopings, aeroportos e conjuntos comerciais. Através desta funcionalidade, você pode passear por um prédio já sabendo em qual andar fica a região que você está tentando encontrar, por exemplo.

Embora a lista de ambientes internos mapeados pelo HERE Indoor ainda seja pequena, a Nokia afirma estar trabalhando duro para aumentar o número de pontos de interesse disponíveis desta maneira em seu serviço de mapas. Por enquanto, apenas alguns shoopings da capital paulista e dois aeroportos estão incluídos no serviço.

Helder Azevedo apresenta o Nokia HERE (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

E eis o Lumia 925!

Além de mostrar as funcionalidades do pacote HERE, a Nokia aproveitou o evento para trazer pela primeira vez ao Brasil um protótipo do Lumia 925, smartphone anunciado na última terça-feira (14) em uma coletiva realizada em Londres, na Inglaterra.

Contudo, como se tratava de um exemplar voltado apenas para avaliação de suas características visuais, é importante ressaltar desde já que não foi possível avaliar o aparelho como um todo. A câmera embutida no modelo era provisória, e até mesmo a navegação pelo sistema operacional era limitada.

Protótipo do Lumia 925 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ainda assim, podemos dizer que as primeiras impressões sobre o gadget foram bastantes satisfatórias. Muito mais leve e fino do que seus antecessores, o Lumia 925 possui um visual bem mais moderno e sóbrio graças à sua traseira construída em alumínio.

Relembre as especificações do smartphone:

  • Sistema operacional Windows Phone 8;
  • Tela de 4,5 polegadas com resolução de 1280x768 pixels, proteção da Gorilla Glass 2 PureMotion HD+;
  • Bateria com 2.000 mAh de capacidade;
  • 1 gigabyte de memória RAM;
  • Armazenamento interno de 16 gigabytes (mais 7 GB na nuvem);
  • Processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz;
  • NFC;
  • Câmera traseira de 8,7 megapixels com tecnologia PureView;
  • Novos recursos de “Câmera Inteligente” da Nokia;
  • Câmera secundária com resolução de até 1280x960 pixels.

O Lumia 925 está previsto para chegar às lojas da China, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha até o mês de junho. Disponível nas cores grafite, cinza e branca, o aparelho tem o preço sugerido de 469 euros (cerca de R$ 1.225, sem impostos).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.