Top de linha Nokia 9 pode ter sistema de áudio OZO, scanner de íris e mais

1 min de leitura
Imagem de: Top de linha Nokia 9 pode ter sistema de áudio OZO, scanner de íris e mais

Sob os cuidados da fabricante HMD Global, a Nokia está voltando aos poucos ao mercado de smartphones. Porém, a finlandesa não parece nem um pouco amedrontada pelo mercado — e, além dos quatro dispositivos já anunciados até o momento (os modelos 3, 5 e 6, além do novo 3310), ela já pensa em colocar um top de linha na briga.

Segundo o Nokia Power User, o Nokia 9 será um dispositivo flagship para brigar diretamente contra as principais fabricantes de smartphones Android — e ele terá alguns truques na manga para isso.

Confira as possíveis especificações técnicas:

  • Sistema operacional: Android Nougat (7.1.2)
  • Tela: OLED de 5,5" QHD
  • Processador: Snadragon 835
  • GPU: Adreno 540
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB
  • Câmeras: 22 MP dual-lens Carl Zeiss (traseira) e 12 MP (frontal)
  • Bateria: 3.800 mAh

Vale lembrar que, por conta da demora no fornecimento de chips Snadragon 835, o lançamento só deve acontecer mesmo depois da virada do semestre — se tudo isso se provar verdade, é claro. O aparelho ainda teria scanner de íris e impressão digital, além de impermeabilidade e resistência contra poeira certificação IP68 (a mesma do Galaxy S8).

O som da mudança

Um dos diferenciais buscados seria o sistema de áudio OZO. Essa tecnologia foi apresentada no começo de março deste ano e aprimora captura e reprodução de som em aparelhos. Além de gravar em 3D com quatro ou mais microfones (e expandir a experiência para dispositivos que só têm três ou até dois microfones), ele aprimora a distribuição do áudio em headphones e tem baixa latência até para dispositivos de realidade virtual.

Assista ao vídeo acima — de preferência com fones de ouvido — para ouvir a comparação entre a gravação em um celular com e sem a tecnologia. Vale lembrar que OZO já é um nome conhecido: assim foi batizada a câmera 360º da empresa, lançada antes desse retorno ao mercado mobile.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.