Nokia apresenta serviço de rede mundial e integrada de Internet das Coisas

3 min de leitura
Imagem de: Nokia apresenta serviço de rede mundial e integrada de Internet das Coisas

A Nokia acaba de criar sua rede mundial e integrada de Internet das Coisas (IoT), um modelo completo de serviço que oferece conectividade de IoT entre tecnologias e fronteiras geográficas, para responder aos mercados de transporte, saúde, serviços e segurança.

A tecnologia WING gerencia a conectividade da IoT e as necessidades de serviços dos clientes, como carros conectados ou contêineres de frete conectados, à medida que se deslocam pelo globo, reduzindo a complexidade para as empresas que, de outro modo, seriam compelidas a trabalhar com vários provedores de tecnologia.

Implementação simples

Com base na experiência abrangente da Nokia em tecnologia e serviços, o Nokia WING pode ser facilmente e rapidamente implementado, para proporcionar às empresas conectividade, gerenciamento de assinantes e dispositivos, segurança e análise. A conectividade é ativada pela troca inteligente de informações entre redes celulares e não celulares. Por exemplo: um contêiner de transporte conectado por satélite no oceano poderia mudar para ser conectado por uma rede celular quando estivesse perto de um porto.

O gerenciamento de assinaturas do Nokia IMPACT para eSIM configurará automaticamente a conectividade com a rede de um provedor de serviços de comunicação

A Nokia vai oferecer um modelo de serviço completo, incluindo plataformas de provisionamento, operações, segurança, faturamento e serviços dedicados de clientes corporativos a partir dos principais centros de comando de operações. A empresa usará sua própria plataforma, IMPACT IoT, para o gerenciamento de dispositivos, gerenciamento de assinaturas e para análises.

O gerenciamento de assinaturas do Nokia IMPACT para eSIM configurará automaticamente a conectividade com a rede de um provedor de serviços de comunicação, à medida que o recurso atravessa fronteiras geográficas.

Comunicação total

Os clientes são atendidos em modo “multi-inquilino”, com um Core M2M da Nokia que inclui seu Cloud Packet Core, que dá acesso ao cliente, para a empresa, dentro do próprio segmento discreto do núcleo da rede.

A Nokia consegue monitorar com rapidez o tempo de lançamento para o mercado, uma vez que o WING também oferece um modelo completo customizável

Provedores de serviços em comunicação podem desfrutar, rapidamente, de novas oportunidades de negócio que estarão disponíveis pela junção de uma federação global de conectividade em IoT. Pelo fato de impulsionarem a capacidade de sua rede, os provedores terão a possibilidade de atender empresas que necessitam de conectividade de IoT global com rapidez e pouco esforço, alcançando novos fluxos de receitas.

Para aqueles que planejam lançar um novo negócio em IoT, a Nokia consegue monitorar com rapidez o tempo de lançamento para o mercado, uma vez que o WING também oferece um modelo completo customizável, que permite oferecer o serviço aos clientes sob sua própria marca.

IoT por toda parte

Os consumidores finais serão beneficiados por uma ampla gama de aplicações e dispositivos conectados e integrados em IoT, uma vez que é a Nokia que toma a dianteira na colaboração com provedores de serviços de comunicações para criar uma integração global em IoT.

Não podemos fazer tudo sozinhos. Estamos, então, colaborando com provedores de serviços de comunicações no mundo todo para estender a mais indústrias os benefícios do mundo conectado

Alexandra Rehak, diretora de IoT da Ovum, afirma: “O que a Nokia está propondo é uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de IoT, com a conectividade de IoT como uma oferta de serviços gerenciados. A complexidade da implantação de IoT, do desenvolvimento de serviços e modelos de negócios, torna imperativo que os participantes do mercado deem o máximo de si para a construção de parcerias flexíveis e de longo prazo”.

Já o diretor de Serviços Globais da Nokia Igor Leprince, afirma: "A conectividade de IoT vista como um serviço passível de gerenciamento é a resposta para as empresas no que diz respeito à atual implementação da IoT, que acaba sendo refreada pelo emaranhado de acordos comerciais que procuram conectar dispositivos espalhados pelo globo. A tecnologia WING da Nokia fornece uma integração global em IoT. Não podemos fazer tudo sozinhos. Estamos, então, colaborando com provedores de serviços de comunicações no mundo todo para estender a mais indústrias os benefícios do mundo conectado”.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.