Em comunicado oficial divulgado há poucos instantes, a empresa japonesa informou que acaba de falecer, aos 55 anos, Satoru Iwata, presidente da Nintendo. A causa da morte, segundo a companhia foi um câncer nas vias biliares - problema que já havia sido tratado anteriormente pelo executivo.

Durante a E3 2015, Iwata foi submetido a uma cirurgia para remover um tumor no ducto biliar, mas desde então havia se recuperado. Na ocasião, ele foi representado por um boneco dublado. Nos últimos meses, havia confirmado o lançamento do Nintendo NX e o interesse da empresa em investir no mercado mobile.

Iwata presidia a companhia desde 2002, tendo sido um dos principais responsáveis pela estratégia de divulgação do GameCube, em 2001, um dos grandes sucessos da companhia, e que à época ajudou a aumentar em 40% o faturamento da empresa. Iwata estava na Nintendo desde 1983 e foi o quarto presidente da empresa. 

"No meu cartão de visitas eu sou o presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração eu sou um gamer" - Satoru Iwata

Ainda não se sabe como ficará a estrutura organizacional da sua empresa após a morte de Iwata. Entretanto, em nota oficial, a Nintendo indicou Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto para representarem a companhia provisoriamente.

Cupons de desconto TecMundo: