Nintendo NX: hardware é próximo ao do XOne e traz várias novidades [rumor]

3 min de leitura
Imagem de: Nintendo NX: hardware é próximo ao do XOne e traz várias novidades [rumor]
Imagem: Dual Pixels

Se você estava pensando que o Nintendo NX seria o console com mais potência do mercado, é melhor pensar novamente. De acordo com o site Dual Pixels, o Nintendo NX não será tão poderoso quanto o PS4, ficando mais próximo do hardware do Xbox One.

Não precisa se desanimar com a novidade, no entanto. Para compensar a falta de hardware, o NX traz uma plataforma que deve ser capaz de rodar qualquer game lançado para PS4 ou Xbox One “com quase zero modificações no código-fonte original.” Muitas empresas third-party, inclusive, estariam descrevendo o console como o “mais fácil dispositivo para o qual nós já desenvolvemos. Você só pega o código, compila ele e ele funciona.”

Por uma experiência ainda mais única

Vale notar que essas não são as únicas adições trazidas ao NX. O vazamento, trazido pelo informante Geno (famoso por vários vazamentos da indústria de games), também revelou que o novo console vai contar com tecnologia de conexão HDMI WiFi. Para usá-lo, é só conectar uma peça à saída de vídeo de sua TV; o console, por sua vez, vai utilizar uma tecnologia semelhante ao do streaming usado no Gamepad do Wii U para funcionar.

O novo controle do aparelho também promete uma novidade bastante interessante no que diz respeito aos analógicos. Isso porque a Nintendo teria adicionado rotores à base do direcional, de maneira a oferecer respostas hápticas ao jogador: com essa novidade, seu direcional poderia se mexer quando o personagem encosta em uma parede ou mesmo ao disparar com uma arma, por exemplo.

Outra boa notícia sobre o console é que ele deve trazer uma abordagem ainda mais interessante para tecnologias sociais, que devem levar a jogatina multiplayer, a realidade aumentada e o StreetPass “a um nível totalmente novo.” E o que isso quer dizer? Basta usar Pokémon GO e sua interação mobile como referência para as ideias da equipe.

Por falar em dispositivos móveis, vale notar que o Nintendo NX promete ser capaz de se conectar a praticamente tudo através de Bluetooth, com foco especial a tablets e smartphones. A integração deve ser tanta que o NX vai contar até com funções para ajudá-lo a atender ligações ou ver mensagens de texto na tela da TV, para que você não precise parar de jogar para responder alguém.

Tudo isso, por sua vez, se combina a um sistema operacional (que virá com o nome de NintendOS) extremamente intuitivo e amigável. A plataforma, que vem sendo descrita por desenvolvedores como sendo a mistura de um aparelho Samsung e o Nintendo 2DS tanto visualmente quanto funcionalmente, promete ser bem diferente do visual típico dos aparelhos da Big N. As semelhanças com a plataforma Android são grandes que a empresa estaria tomando cuidado ao mostrar o sistema para não confundir o público.

Parece que o console vai trazer um número grande de novidades? Pois não é à toa. Segundo Geno, a equipe trabalhando no NX está incrivelmente motivada em entregar o melhor aparelho possível; o que se deve, em boa parte, ao fato de esse ser o último projeto feito por Satoru Iwata antes de sua morte.

Rumores, apesar de tudo

É preciso deixar bem claro, por fim, que estamos falando apenas de rumores; logo nada disso pode acabar se mostrando verdade. Mas não se surpreenda se essas informações acabarem se mostrando verdadeiras, já que a fonte do vazamento também mostrou anteriormente vários rumores que se provaram verdadeiros – entre eles, diversas informações de Pokémon X/Y, do poder de desempenho do PS4 e do Ilumiroom.

Infelizmente, entre tantos rumores, só podemos aguardar alguma confirmação oficial do assunto. Considerando que outros vazamentos indicam a chegada do console para junho, no entanto, pode ser que tenhamos nossas respostas em um futuro bem próximo.

O que poderemos esperar do Nintendo NX? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.