NFC (Near Field Communication) foi classificado como a próxima grande revolução por muitos anos, mas foi somente nos últimos meses que ela começou a ganhar atenção especial, com a Nokia, RIM e Samsung lançando aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia.

Agora a Apple também resolveu entrar com força nesse mercado, assim como a Microsoft. Ambas as empresas podem lançar aparelhos celulares com suporte à NFC logo no começo de 2012. Apesar de serem apenas rumores (e que já ouvimos antes), a Apple está patenteando algumas tecnologias referentes a isso, o que traz um pouco mais de crédito às informações. Já a Microsoft deve utilizar os modelos já implementados pela Nokia.

NFC, para quem não sabe, é uma tecnologia que permite que você balance seu celular para fazer uma compra ou para receber informações sobre um determinado produto. Ele funciona usando uma antena de NFC que fica alojada dentro do aparelho e que reage a chips pré-programados nos produtos a alguns centímetros de distância.

Mas, por enquanto, o NFC está muito limitado devido à baixa aderência por parte das grandes redes varejistas. Seu uso consiste em transferências de arquivos e comunicação entre aparelhos celulares com suporte a ele. Mas quem sabe, com a entrada da Apple e Microsoft nesse mercado, junto com o Android que já oferece suporte, podemos aos poucos começar a deixar nossas velhas carteiras de couro em casa quando formos fazer compras.

Cupons de desconto TecMundo: