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CEO da Netflix quer cancelar mais séries no futuro — e explica o porquê

Para Reed Hastings, empresa precisa investir mais e de forma mais arriscada com as produções originais

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule02/06/2017, às 06:37

Os fãs de séries ainda estão em choque. Na última quinta-feira (1º), a Netflix anunciou o cancelamento de "Sense8" após a segunda temporada, para a surpresa de quem era fã ou detestava a criação original.

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E, segundo o CEO da Netflix, Reed Hastings, podemos esperar mais atitudes assim no futuro. Em uma entrevista para a CNBC (que aconteceu um dia antes da notícia sobre "Sense8"), o executivo comentou que o serviço de streaming deve se arriscar mais no futuro e, com isso, cancelar o que não der retorno.

"A nossa taxa de acerto está muito alta atualmente. Nós cancelamos muito poucas séries. Estou sempre provocando o time de conteúdo dizendo que temos que nos arriscar mais, temos que tentar mais coisas malucas. Porque nós deveríamos ter uma taxa média de cancelamentos mais alta", explica.

undefinedO cancelamento de "Sense8" pode ter a ver com baixas visualizações da segunda temporada.

O que Hastings quer dizer é que a Netflix estava "jogando muito seguro" atualmente, apesar de ter criado franquias de sucesso no streaming. Para ele, essa nova estratégia dará vida a séries como "13 Reasons Why", que foi uma surpresa até para a empresa. "Ela nos pegou desprevenidos. É uma série incrível, mas não percebemos quanto ela pegaria", diz.

Recentemente, a Netflix começou a sua primeira onda de cancelamentos: além de "Sense8", foram arquivadas as séries "Bloodline" (três temporadas), "Marco Polo" (duas temporadas) e "The Get Down" (uma temporada). Ela vai investir nada menos que US$ 6 bilhões (cerca de R$ 19 bilhões) só em 2017, com a produção ou compra de direitos de distribuição de conteúdos que levam o selo de material original da marca.

Deixa o CEO falar

Separamos mais alguns trechos da fala de Reed Hastings sobre o mercado do streaming e a situação atual da Netflix.

Quando uma série é cancelada?

"Você pode dizer quando nós cancelamos uma série. É uma mistura de quanto e como as pessoas assistem e a taxa de crescimento de assinantes. Na maioria, é a quantidade de gente vendo. Mas tudo isso está bem conectado".

Audiência e dinheiro

"Nós não precisamos lançar os dados de audiência. Cada série tem o seu próprio público porque tudo é muito personalizado".

undefined"The Get Down" só durou uma temporada

A nova concorrência

"A Amazon, nós, o Hulu e outros players internacionais, como Sky e Gleam, estão investindo em conteúdo original. As pessoas querem o "on demand". Elas querem ser capazes de controlar quando e como assistir. Assim, estamos desenvolvendo toda uma indústria. É uma mistura de "sim, é uma competição que dói" e, por outro lado, está fazendo as exibições pela internet mais populares entre todos".

Força ao redor do mundo

"Ainda temos muito a aprender. Agora, nos demos incrivelmente bem na América Latina e Europa e, claro, na América do Norte. Então, nós aprendemos algumas coisas. Mas ainda temos muito espaço para crescer na Ásia e muitas coisas a serem descobertas".