Você pode fazer maratonas na Netflix todos os dias, zerar a lista de pendências depois de um fim de semana e saber de cor a estreia das produções originais da empresa. Só que, mesmo com tanta experiência, pode nem desconfiar que o serviço de streaming tem alguns menus escondidos, extensões não oficiais que são uma ajuda e tanto e segredos que melhoram ainda mais a sua experiência.

No vídeo e no artigo abaixo, listamos só alguns comandos que você pode ou não conhecer. Eles poupam segundos preciosos.

1) Escolha bem o seu navegador

Pode parecer estranho, mas os navegadores têm resoluções máximas diferentes na Netflix e isso impacta na hora da transmissão. Anote aí: Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera só transmitem em até 720p, ou HD. Por outro lado, o Internet Explorer e o Safari pelo Mac chegam a 1080p (Full HD). Por fim, o Microsoft Edge consegue atingir a resolução 4K, mas para isso você precisa de uma máquina poderosa e um display que aguente tanta qualidade.

2) Acesse todas as categorias

Aquelas categorias bem específicas da Netflix, tipo "documentários sobre história militar" ou "filmes baseados em livros infantis", podem ser facilmente acessadas. Existem algumas extensões que exibem todas as categorias de uma vez para você, o que agiliza demais a busca. Bons exemplos são a Netflix Categories, que só funciona no Google Chrome, e o Netflix Super Browse, do Firefox.

3) O menu secreto de bitrate

A Netflix tem um menu secreto que controla o andamento do streaming, para que o carregamento do episódio não apareça bem na hora do clímax do episódio. No Windows, pressione Ctrl, Shift, Alt e S para abrir a janela. Lá, você escolhe a qualidade de transmissão de áudio e vídeo manualmente. Colocar um valor menor se a sua internet está lenta pode até fazer o conteúdo ficar menos nítido, mas pelo menos evita travamentos. Selecionar vários de uma vez permite ao navegador alternar entre eles para não estragar a sua experiência.

4) Decore os atalhos de teclado

Alguns atalhos bem simples no teclado poupam segundos preciosos das suas maratonas:

  • Ativar a tela cheia – "F"
  • Sair da tela cheia – "Esc"
  • Deixar o volume no mudo – “M"
  • Avançar ou voltar na reprodução – Setas direcionais (esquerda e direita)
  • Avançar ou voltar 10 segundos – "Shift" mais as setas direcionais

5) Acompanhe o histórico

Para os desmemoriados de plantão, a Netflix tem um histórico bem completo sobre a sua atividade de assistir a filmes e séries. Na aba "O que foi assistido" das configurações do site, você tem acesso a essa lista, inclusive com informações como data e episódio visto. Se você quer apagar aquele guilty pleasure ou conteúdo que você viu e se arrependeu, dá também para remover registros por lá.

6) Mude as legendas

Você prefere legenda branca ou amarela? Acha a fonte grande ou pequena demais? Nas configurações do seu perfil, é possível também personalizar bastante as traduções em texto. No item "Exibição das legendas", dá para alterar o tamanho do texto, a cor, se ele tem sombreado e até o estilo da fonte, com várias opções bem diferentes.

7) Qual operadora eu pego?

A Netflix mantém um ranking mensal com as operadoras que trazem as melhores velocidades de reprodução — com dados inclusive a respeito do Brasil. No ISP Speed Index, você vê não só a classificação das empresas ao longo dos meses, mas também se elas são conexões de fibra ou não.  Clique aqui para acessá-lo.

8) Organize a "Minha lista" manualmente

A sua lista de filmes e séries para assistir está imensa e você nunca sabe em qual ordem ver as coisas? Se preferir, dá para organizar tudo manualmente. Primeiro, acesse este link e marque a caixa "Classificação manual". Em seguida, volte para a página inicial da Netflix e abra a sua lista. Agora você pode arrastar filmes para cima ou para baixo na ordem de preferência e até efetuar remoções mais facilmente.

Cupons de desconto TecMundo: