Comemore: em breve você poderá assistir à Netflix offline

2 min de leitura
Imagem de: Comemore: em breve você poderá assistir à Netflix offline

Depois de descobrirmos que 74% dos assinantes cancelariam a Netflix se ela começasse a exibir anúncios, uma nova notícia pode fazer muitos consumidores mudarem de ideia. De acordo com fontes de mercado ligadas à companhia, em breve o serviço poderá oferecer a opção de download e permitir que o conteúdo possa ser assistido sem uma conexão com a internet.

Há dois meses, o CEO da Netflix, Reed Hastings, já havia comentado que estava aberto para discutir a possibilidade de permitir o download de conteúdo a partir do catálogo da empresa. Na ocasião, o comentário foi dado como uma forma de se esquivar de uma resposta mais precisa, mas parece que ele estava realmente falando sério.

"Sabemos, por nossas fontes da indústria, que a Netflix lançará esse produto [o donwload de conteúdo]", disse Dan Taitz, COO da Penthera, uma empresa especialista em segurança e armazenamento de vídeos em dispositivos móveis. "Minha expectativa é de que até o fim do ano o serviço estará oferecendo download-to-go como uma opção para seus assinantes".

Em breve você poderá fazer download de parte do conteúdo da Netflix

Para combater a pirataria

Porém, isso não significa que os consumidores poderão baixar e consumir o material de forma permanente, distribuindo e reproduzindo-o da forma que desejar. A possibilidade de download seria dada apenas para parte do conteúdo, que poderia ser assistido em um determinado período, como no transporte de casa até o trabalho ou durante viagens um pouco longas, tudo isso para combater a possibilidade de pirataria.

A possibilidade de download seria dada apenas para parte do conteúdo, que poderia ser assistido em um determinado período

Dan Raybum, principal analista da Frost & Sullivan, uma empresa de pesquisa e consultoria, também confirma os rumores: “É uma progressão natural para a Netflix ter parte do seu conteúdo disponível para consumidores que queiram assistir offline, e temos escutado por meses que eles vão, de fato, lançar algo [nesse sentido] em breve”, afirmou.

Mudando de ideia

A mudança de postura da Netflix pode parecer uma surpresa se considerarmos o que o diretor de produtos da companhia havia dito no passado. De acordo com Neil Hunt, quem usa serviços de streaming não está interessado em ter opções de download. Até então, essa era a postura oficial da empresa, que não se abria para discutir o assunto. Porém, Rastings mostrou que está disposto a considerar a possibilidade.

Essa mudança de ideia provavelmente se deu por conta da expansão da Netflix e a percepção de que não são todos os países que possuem uma boa infraestrutura. Em lugares onde a conexão com a internet não é muito estável, a transmissão de conteúdo por meio de streaming não é o método preferível para quem quer assistir a filmes e séries.

Em lugar onde a conexão com a internet não é muito estável, a transmissão de conteúdo por meio de streaming não é o método preferível

Além disso, a Netflix também tem feito alguns experimentos com a resolução 4K, permitindo aos consumidores assistir a um conteúdo de altíssima qualidade. Nesses casos, a demanda é ainda maior, o que pode ser um pouco pesado para o streaming dar conta.

E você, ficaria feliz se a Netflix liberasse a opção de download de conteúdo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.