Aprenda a visualizar diversos tipos de arquivos diretamente pelo navegador

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a visualizar diversos tipos de arquivos diretamente pelo navegador
Imagem: TecMundo

Não é chato ter que baixar um documento da internet para só então abri-lo através de um programa instalado no desktop? Venhamos e convenhamos, seria muito mais interessante caso pudéssemos visualizar os tipos de arquivos mais comuns – como DOC, XLS, PPT e PDF – diretamente pelo browser, sem ter que passar por todo esse processo incômodo. Acredite ou não, mas você pode: basta usar um plugin.

Estamos falando do Docs Online Viewer, uma extensão disponível para Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera. Com ele, você consegue ver uma variedade enorme de documentos sem precisar baixá-los. O complemento é compatível com as seguintes extensões: AI, CSV, DOC, DOCX, DXF, EPS, ODP, ODS, ODT, PAGES, PDF, PPS, PPT, PPTX, PS, PSD, RTF, SXC, SXI, SXW, TIF, TIFF, TTF, WPD, XLS, XLSX e XPS.

Pois é – você consegue abrir até arquivos do Adobe Illustrator através deste programinha, que é totalmente gratuito e ridiculamente fácil de usar. Clique aqui para baixar a edição de Chrome, aqui para baixar a do Firefox e aqui para baixar a do Opera.

Após instalar o Docs Online Viewer em seu computador, você passará a ver um pequeno ícone ao lado dos links de documentos que o plugin suporta. Para explicar melhor, fomos até o Google e pesquisamos sample doc filetype:doc para que o buscador encontrasse arquivos DOC de exemplo. Perceba a existência dos ícones em questão. Ao clicar neles, você abre o documento dentro do próprio navegador.

É possível ainda fazer algumas configurações básicas na extensão – basta clicar no ícone do Docs Online Viewer em sua barra de tarefas e escolher a opção “Options”. É possível optar por abrir os documentos em uma nova guia e até mesmo desativar a compatibilidade com alguma extensão específica.

Você já conhece a extensão Docs Online Viewer? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.