10 navegadores alternativos leves, grátis e robustos

6 min de leitura
Imagem de: 10 navegadores alternativos leves, grátis e robustos

Por muito tempo, o Internet Explorer reinou como navegador absoluto, já que ele vinha como browser padrão do sistema operacional mais utilizado em todo o mundo.

Essa história mudou muito ao longo dos anos com a chegada de inúmeras soluções. Alguns aplicativos deram muito certo, como é o caso do Firefox, do Chrome e do Opera.

Hoje, o cenário está muito diferente e o software da Google tem muitos fãs que defendem o produto com unhas e dentes. O navegador da Mozilla também tem sua parcela de adeptos, que não abrem mão da liberdade oferecida.

O Internet Explorer viu sua popularidade cair de forma drástica, por uma série de problemas — e não é por acaso que a Microsoft desenvolveu o Edge. E, no meio desses gigantes, o Opera briga para conseguir uma posição de destaque. Ele não tem uma parcela grande de usuários como os concorrentes, mas já é famoso e adorado por muitos.

Contudo, você sabia que existem mais opções? No Baixaki, a gente testa muitos navegadores e é por isso que resolvemos mostrar algumas para você que está cansado da mesmice.

1. Citrio: para quem não quer largar o Chrome

O Citrio é um parente do Chrome, que aproveita boa parte do código de funcionamento e do visual do produto da Google. Por conta disso, ele conta com login de contas Google e dá suporte para apps.

Clique aqui para baixar o Citrio para Windows.

Clique aqui para baixar o Citrio para Mac.

Vale notar ainda que o Citrio tem um sistema de configuração de Proxy simples, que facilita a vida de quem usa esse tipo de funcionalidade. Conforme os testes do Baixaki, ele é bem rápido, ocupa pouca memória RAM e ainda vem com um gerenciador de downloads aprimorado, que até pode baixar torrents.

2. Vivaldi: Chromium com cara de Opera

Desenvolvido por John von Tetzchner, cofundador e ex-CEO do Opera, o Vivaldi é baseado no Chromium. O visual, no entanto, é semelhante ao do Opera, assim como algumas funções. Inteligente, ele aceita ações através de gestos com o mouse e tem vários recursos.

Clique aqui para baixar o Vivaldi para Windows.

Clique aqui para baixar o Vivaldi para Mac.

Ele muda a cor de cada aba de acordo com o site, agrupa várias páginas em uma única aba, traz a página Speed Dial e tem uma barra de ferramentas que dá acesso à lista de contatos, email e outras funcionalidades. O Vivaldi é realmente inovador!

3. Pale Moon: Firefox ainda mais leve

Para quem é fã do Firefox e quer um navegador mais leve, o Pale Moon pode ser a opção perfeita. Ele é construído a partir do código-fonte do Mozilla Firefox, mas mantém o antigo visual da Raposa e elimina recursos pouco usados pra liberar memória RAM.

Clique aqui para baixar o Pale Moon para Windows.

Este navegador não suporta scripts em ActiveX, não tem opções de acessibilidade e não conta com o controle parental. Apesar de isso limitar o software, ele consegue melhores resultados em questão de performance. Ainda que mais simples, o Pale Moon ainda aceita extensões.

4. UC Browser: dois motores e muitos recursos

O UC Browser nasceu nos celulares, mas ganhou espaço no Windows e hoje tem muitos adeptos. Pensando na questão da compatibilidade, este navegador misturar dois motores de renderização. Basicamente, isso significa que você tem o melhor do Chrome e do Internet Explorer em um único aplicativo.

Clique aqui para baixar o UC Browser para Windows.

Clique aqui para baixar o UC Browser para Android.

Clique aqui para baixar o UC Browser para iPhone.

Apesar de parecer uma gambiarra, o UC Browser é muito bem resolvido no que diz respeito a funcionamento e interface. Recheado de opções inteligentes, o programa oferece recursos para você iniciar sempre no modo anônimo (evitando que bisbilhoteiros saibam por onde você passou), fazer o preview de imagens sem clicar nelas e usar extensões.

5. Midori: mudança de verdade

O Midori surgiu no Linux, mas vem ganhando fãs no Windows. Com motor WebKit, ele carrega as páginas com muita velocidade. A interface limpa e a leveza também ajudam muito, sendo um grande diferencial do produto.

Clique aqui para baixar o Midori para Windows.

Clique aqui para baixar o Midori para Linux.

Ele já vem com corretor gramatical e com um gerenciador de downloads que promete transferências ainda mais rápidas. Com compatibilidade total com HTML5 e aplicativos, o Midori não deve em nada aos concorrentes e é uma alternativa realmente diferente.

6. SlimBoat: quem vê cara não vê performance

Falando em leveza e rapidez, o SlimBoat é um campeão em velocidade, graças ao motor WebKit. A interface é possivelmente a mais simples de todas, lembrando os primórdios de alguns aplicativos. Certamente, é um bom programa para computadores modestos.

Clique aqui para baixar o SlimBoat para Windows.

Clique aqui para baixar o SlimBoat para Mac.

Isso, no entanto, não quer dizer muita coisa, pois ele vem com extensões para conectar com as redes sociais e gerenciar downloads. Se você não liga para a aparência, este é um bom navegador, possivelmente um dos mais rápidos.

7. Maxthon Cloud Browser: dos celulares para os PCs

O Maxthon é outro navegador que faz sucesso nos smartphones e chega com muitos recursos aos PCs. A palavra Cloud no nome deste navegador não é por acaso: ele realmente é focado na sincronização na nuvem, tanto é que ele traz um esquema próprio de login para você ter acesso rápido aos seus favoritos em qualquer dispositivo.

Clique aqui para baixar o Maxthon para Windows Phone.

Clique aqui para baixar o Maxthon para Windows.

Clique aqui para baixar o Maxthon para Mac.

Além dessa vantagem, este aplicativo já vem com Adblock Plus (ideal para quem quer se ver livre de propagandas) e uma extensão para monitorar desempenho da máquina. A interface é bonita e vem com uma barra lateral com atalhos rápidos.

8. Torch Browser: um Chrome focado em vídeos

Para quem gosta de baixar vídeos, o Torch Browser é uma das melhores opções. Por ser derivado do Google Chrome, este navegador também aceita login com conta Google e complementos.

Clique aqui para baixar o Torch para Windows.

Ele traz um gerenciador de downloads especial, um player pra rodar músicas e vídeos, central de jogos e muito mais. Como ele já vem com algumas extensões, é possível que ele ocupe mais memória RAM, mas vale testar e conferir os diferenciais.

9. Avant Browser: opções que não acabam mais

O Avant Browser não é muito bonito, mas tem um mar de opções. Com ele, você pode carregar as páginas com o motor do Firefox, Chrome ou Internet Explorer.

Clique aqui para baixar o Avant para Windows.

Ele tem ferramentas para desativar itens em java, desabilitar o carregamento de imagens e muito mais. Certamente, para quem tem uma internet limitada ou quer evitar os sites sobrecarregados, este software pode ajudar com seu canivete suíço.

10. Aurora: é bom, é bonito e é do Brasil!

Para finalizar, nossa recomendação é o Aurora. Este navegador brasileiro já vem com Adblock Plus, um comparador de preços que funciona de forma automática, opção para assistir seus vídeos favoritos enquanto navega, lupa de imagens que funciona no Facebook e tradutor automático.

Clique aqui para baixar o Aurora para Windows.

Ele ainda tem ícones rápidos para colocar o áudio dos sites no mudo e abrir o gerenciador de downloads diretamente da barra de status. Um programa muito rápido, que ocupa pouca memória RAM e funciona muito bem. Recomendado pela equipe do Baixaki!

Qual é o seu navegador favorito?

Entre tantos navegadores, esses que indicamos acima são alguns dos que são mais promissores e oferecem bons diferenciais. Alguns são muito parecidos com o Chrome e o Firefox, mas eles são boas opções para que as pessoas não fiquem perdidas em meio a interfaces tão diferentes.

Agora, gostaríamos de saber qual é o seu navegador favorito entre os que indicamos neste artigo. Aproveite o espaço dos comentários para nos contar qual aplicativo você costuma usar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.