O pessoal do BitTorrent anunciou uma novidade bastante interessante para os entusiastas da rede. Não se trata de alguma coisa relacionada ao cliente de torrent do grupo, mas sim de um navegador para a internet completamente novo. Com isso, a intenção é mudar a forma como a web funciona, dando mais controle para os usuários em vez de manter tudo na mão de grandes companhias.

Esse navegador se chama “Project Maelstrom” e só pode ser utilizado por quem for convidado. Você pode pedir um convite aqui e aguardar um email com a novidade na sua caixa de entrada.

Ainda não há muitos detalhes sobre o navegador disponíveis, mas ele funciona da mesma forma que as redes torrent da atualidade, via P2P. Com isso, ele possibilita que sites estejam hospedados na web divididos entre vários computadores e não apenas concentrados em um só servidor de uma empresa qualquer.

Em uma postagem no blog oficial do BitTorrent, o CEO da companhia, Eric Klinker, explicou que o programa está fase de testes Alpha limitada a convidados. Ele também comentou sobre como nasceu a ideia de um navegador web tão diferente da maioria.

“Tudo começou com uma simples pergunta: e se mais da web funcionasse como o BitTorrent? O Project Maelstrom começa a responder essa questão com o nosso primeiro lançamento público do navegador que pode prover uma nova forma para a web ser publicada, acessada e consumida”, declarou Klinker.

Cupons de desconto TecMundo: