Transforme o navegador em seu maior aliado

5 min de leitura
Imagem de: Transforme o navegador em seu maior aliado

Por mais que você tenha todos os sites que você entra já marcados como favoritos, isso não significa que seu acesso seja simplificado. Dependendo de como esses atalhos são ordenados, sua navegação pode sim ser muito mais rápida, ou não adiantar nada.

Imagine que você possui uma sequência diária de páginas para conferir diariamente, como Orkut, Twitter, seu email, o Baixaki e mais um ou dois blogs. Além deles, seus Favoritos contam com mais uma dezena de outros serviços que você marcou como importantes ou interessantes, mas não essenciais. Se todos estiverem juntos, encontrar aquele que você quer vai ser um pouco complicado.

Em um mundo em que a palavra de ordem é “produtividade”, é quase inadmissível perder tempo com pequenos detalhes, como digitar o endereço daquele site que você sempre entra ou procurá-lo em uma lista quase que infinita de favoritos.  Então o que fazer para economizar alguns segundos (ou minutos) preciosos?

Agilizando o navegador

Organização, sua melhor amiga

A solução para esse tipo de problema é simples: basta organizar seu navegador para que o acesso aos seus sites favoritos seja simplificado. E não apenas com atalhos, mas também complementos e outras ferramentas que auxiliam na utilização e produtividade.

É possível adicionar vários recursos no browser para que você mantenha o máximo de eficiência no dia a dia. E agora o Portal Baixaki dá algumas dicas de como fazer isso da maneira mais simples possível.

Atalhos no navegador

  Atalhos na Barra de Favoritos

O primeiro método é tornar os endereços mais acessíveis a partir da própria interface do navegador. A Barra de favoritos é sua principal aliada, já que ela faz com que o acesso aos sites seja feito a partir de um único clique, sem que você perca tempo.

Adicionando na barra

A adição na barra é basicamente igual em todos os browsers. É possível inseri-la tanto na hora de marcar uma página como favorita, ao selecionar a pasta “Barra de Favoritos”, ou simplesmente arrastando a aba ou endereço para o local destinado.

Além disso, esses sites adicionados à barra também podem ser acessados em outros computadores. Através deste tutorial feito pelo Portal Baixaki é possível acessar seus favoritos de qualquer lugar e sem perder tempo.

Separação por pastas

Mas o que fazer quando você possui uma boa quantidade de sites favoritos? Por mais prática que seja, a barra de acesso tem um limite de espaço e mantê-la sempre cheia faz com que o efeito de facilidade seja prejudicado. Então que tal separar esses sites por categorias? Separação por pastas

Outra funcionalidade existente em praticamente todos os navegadores são as pastas. Com ela, é possível dividir os favoritos por afinidade. Serviços do Google, blogs e jogos podem ser organizados separadamente e permitem que você tenha maior agilidade na hora de acessá-los.

Para criar um diretório de separação, basta clicar com o botão direito na Barra de favoritos e selecionar a opção “Nova Pasta”. Depois é só arrastar os sites para seus locais correspondentes e pronto. E como elas também ficam na interface do navegador, o acesso às paginas não é prejudicado em nada.

Outras funções, outras ferramentas

Se você for usuário de navegadores como o Mozilla Firefox e o Google Chrome, pode utilizar outras ferramentas para economizar tempo além dos favoritos. As extensões também são fundamentais para que você mantenha o ritmo e não perca o foco desnecessariamente.

Rápido como um passarinho

Um exemplo é o próprio Twitter. Como você faz para mandar suas mensagens? Acessa o site, faz o login e então escreve o pequeno texto de 140 caracteres? Se sim, cronometre e veja quanto tempo você perde para fazer algo tão simples. Agora imagine se você ainda for ler o que os outros dizem.

Seu Twitter direto do navegador

Para evitar esse tipo de coisa é que existem dezenas de complementos para o microblog. O Echofon no Firefox e o Chrome Bird no Google Chrome são ótimos exemplos de complementos que permitem a visualização e envio de mensagens através do próprio browser, sem ter de acessar a página do serviço para isso.

Google por todos os lados

Já quem utiliza vários serviços do Google, como Gmail, Orkut e YouTube, pode adicionar o Google Toolbar, uma barra de ferramentas com atalhos para todos os sites da gigante da internet, além de realizar buscas de maneira muito mais simples.

Google Toolbar

Com isso é possível acessar as páginas da empresa sem ter de ocupar espaço na Barra de favoritos. O melhor é que também há uma versão compatível com o Microsoft Explorer.

Facilidade ao abrir abas

Um dos grandes diferenciais que o Google Chrome trouxe foi no sistema de abas. Sempre que uma nova tela é aberta, ao invés de exibir uma tela em branco, o navegador mostra quais as páginas mais acessadas e os últimos sites visitados.

Sites mais acessados a cada aba

Para os usuários do Mozilla Firefox que sentem falta de algo semelhante o New Tab King reproduz essa ferramenta no browser da raposa. Assim, se você entra no Baixaki, Orkut e Gmail com muita frequência, essas páginas estarão listadas ao abrir uma nova aba.

Depois eu leio

Um dos grandes fatores que ajudam a entupir os favoritos é quando você entra em uma página interessante e quer ler seu conteúdo depois. Para se lembrar de visualizá-la posteriormente, é comum que ela seja marcada e isso faz com que ela seja mais um ícone a atrapalhar sua produtividade.

Read it Later

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, a extensão Read it Later marca o endereço e permite que você leia-o depois, como o próprio nome sugere. Ele é simples e prático, e tudo o que você precisa fazer é clicar em um ícone na Barra de endereços. Depois é só clicar no símbolo da extensão e ver os sites marcados.

Ajuda, mas nem tanto

Apesar de as extensões ajudarem e muito na hora de economizar tempo, não se deixe enganar. Por mais úteis que elas sejam, ao serem utilizada em excesso, podem se transformar em dores de cabeça.

As extensões também podem ser uma bomba-relógio

O navegador utiliza uma quantidade determinada de memória para ser executado e, a cada novo complemento instalado, esse valor aumenta. Assim, quanto mais extensões você possui, mais pesado seu browser fica, o que significa que ele vai ficar extremamente lento e pode até travar.

Por conta disso, selecione apenas os add-ons que realmente são necessários para agilizar sua navegação. Além disso, se houver um erro de programação, as chances de haver um problema são muito grandes, e ao invés de ajudá-lo a economizar tempo, a extensão vai fazê-lo perder alguns minutos até funcionar.

Questão de consciência

Além das dicas sugeridas, nenhuma ferramenta é tão eficiente para não perder tempo do que sua consciência. Focar-se naquilo que é preciso e saber dividir trabalho e diversão são essenciais para manter a produtividade.

Outra coisa é fazer sempre uma limpeza no navegador. Verificar o que é realmente utilizado e descartar aquilo que só está ali para ocupar espaço. Com isso, sua navegação fica muito mais rápida e você não se perde em meio a sua própria bagunça virtual.

Agora nos conte o que você faz para manter seu navegador sempre organizado! Diga nos comentários quais as ferramentas que você utiliza e como este artigo ajudou para isso!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.