O que as próximas versões de navegadores deveriam ter?

3 min de leitura
Imagem de: O que as próximas versões de navegadores deveriam ter?

É cada vez maior o número de pessoas que fazem uso da internet, seja no trabalho, na faculdade ou em casa. Um dos aplicativos mais importantes para que o usuário possa interagir na rede mundial de computadores é o navegador.

Através dele é possível acessar as centenas de milhares de páginas e portais hospedados em servidores espalhados pelo mundo. O usuário possui muitas opções de browsers, cada um com suas particularidades e procurando trazer coisas novas todos os dias a fim de chamar a atenção e prender o usuário.

Nenhum deles é perfeito, fato, mas todos possuem funcionalidades e facilidades das quais usuário nenhum abre mão. Então imagine juntar o que há de melhor nos navegadores da atualidade, somar algumas ferramentas e criar o navegador perfeito! Como ele seria? Quais funções teria?

Confira abaixo um compilado de ideias, tendências e sugestões de funções, ferramentas, plugins e outras coisas que um navegador deveria ter para ser considerado perfeito.

Favoritos e armazenamento de senhas

Salvar os favoritos no navegador pode ser uma boa alternativa para tornar o acesso a algumas páginas mais rápido e também para que o usuário não precise memorizar todos os sites de que gostar. Infelizmente os favoritos não podem ser acessados em navegadores instalados em outras máquinas.

Existem ferramentas que permitem salvar as páginas dos favoritos online, de maneira que possam ser acessadas a partir de qualquer computador, como a Google Toolbar ou o XMarks, mas é preciso que elas estejam instaladas no navegador.

O legal seria se este recurso fosse nativo do navegador, parecido com o que o Google Chrome oferece aos usuários. Inserindo o login e a senha você teria acesso a seus favoritos em qualquer computador. O mesmo poderia acontecer com as senhas armazenadas no navegador.

Falando em senhas, o ideal seria que o navegador permitisse armazenar mais de uma senha por site, uma para cada nome de usuário diferente. Isso acabaria com alguns problemas de quem tem que compartilhar o computador e, por consequência, o navegador.

Atualizações dinâmicas

A cada atualização que os desenvolvedores lançam é preciso baixar e reinstalar o navegador. Um navegador seria perfeito se as atualizações fossem lançadas em pequenas partes e o usuário não precisasse reinstalar todo o aplicativo.

A instalação de complementos poderia ser feita sem que o browser tivesse que ser reiniciado toda vez que algum plugin fosse instalado. Nada pior do que estar fazendo uma pesquisa ou lendo algo e o navegador solicitar uma reinicialização, não é mesmo?

Gerenciamento de redes sociais e mensageiros

Instalar vários complementos pode tornar o navegador lento e instável, sem falar na questão de segurança. Ter plugins nativos para gerenciar as redes sociais mais famosas de maneira dinâmica e prática seria uma boa pedida em um browser perfeito.

Já que os aplicativos para a internet são os mais baixados e utilizados, por que não integrá-los em um só? Não seria demais pedir um programa que permitisse navegar na internet, enquanto o usuário acessa as redes sociais e conversa com os amigos sem ter que abrir vários aplicativos.

Tornar nativos os complementos mais utilizados – Flash Player, Windows Media Player e corretor ortográfico – também não seria má ideia.

Abas independentes

Às vezes por causa de algum problema em um dos sites aberto todo o navegador é comprometido e precisa ser fechado. Se as abas trabalhassem de maneira independente, problemas como esse seriam evitados e apenas o site problemático seria encerrado. Uma das ideias para ser incorporada no browser perfeito.

O que é bom tem que continuar

É claro que todos os navegadores utilizados hoje possuem muitas qualidades e excelentes ferramentas. Além das ideias e sugestões de novas funcionalidades, o browser perfeito pode contar também com todas as apostas que deram certo nos aplicativos utilizados pelo público.

É o caso do preenchimento automático de formulários oferecido pelo Opera, o fato de o Firefox abrir rapidamente uma página digitando apenas o nome do site desejado na barra de endereços, o visual enxuto e elegante do Chrome e a promessa do Internet Explorer em executar aplicativos Java mais rapidamente.

Existem ainda centenas de ideias do que seria indispensável para um navegador ser considerado perfeito. Obviamente não conseguimos pensar em tudo. Agora é a vez dos usuários exporem suas sugestões de ferramentas e funcionalidades que acreditam ser prioridade em um aplicativo para navegar na internet. Vamos lá, o que vocês acham que um navegador perfeito deve ter?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.