Google lança ferramenta de benchmark para melhorar desempenho de navegadores

1 min de leitura
Imagem de: Google lança ferramenta de benchmark para melhorar desempenho de navegadores

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Se você já está feliz com seu Chrome, se prepare: a Google quer deixá-lo ainda mais poderoso em suas próximas versões. Isso porque a companhia anunciou o lançamento do Octane, uma nova suíte de benchmarks com base em JavaScript que pode fazer com que o desempenho do navegador fique ainda melhor.

A ideia, no entanto, não é usar a novidade apenas no Chrome, mas em todos os programas do gênero a fim de fazer com que toda a navegação na web dê um passo à frente em termos de velocidade e performance. Para isso, ele traz cinco novos testes para o V8 Benchmark Suite, incluindo alguns voltados para jogos e leitores de PDF — duas das aplicações que mais exigem memória do browser.

O Octane vem com a proposta de substituir ferramentas como o SunSpider. Em seu blog oficial, a Google afirma que ele e os demais serviços semelhantes se baseiam em análises artificiais que geram resultados de stress e pouco eficientes. Com a nova ferramenta, a resposta se dá a partir de um banco de dados imutável que cataloga todas as possíveis informações necessárias.

Além disso, ele traz uma interface amigável e acessível, permitindo que qualquer pessoa consiga compreender as informações técnicas ali apresentadas e o que elas significam.

Fonte: Google

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.