Segundo a agência de notícias russa TASS, fontes internas da indústria espacial indicam que a Rússia está se preparando para fazer algo digno dos filmes de ficção científica: instalar uma base na Lua até o ano 2030. Obviamente, esse não vai ser um trabalho nada fácil de ser alcançado; logo, o projeto vai consistir em lançar um total de seis foguetes de carga pesada Angara-A5V, que vão ficar encarregados de diferentes partes do processo.

O primeiro lançamento, por exemplo, consistirá em colocar o complexo de pouso em órbita, seguido de um segundo, que vai fazer o mesmo com os propulsores criogênicos. Já o terceiro e quarto lançamentos vão colocar uma nave tripulada e mais combustível em órbita, enquanto os outros dois voos devem montar a base e então trazer a primeira equipe de expedição em órbita.

Por mais interessante que esse projeto possa parecer, é importante avisar que ele pode não entrar em execução. Tudo depende de o Programa Espacial Federal russo colocar a criação de novas aeronaves, estruturas e equipamentos necessários para a instalação da base lunar em seu cronograma para o período de 2016 a 2025. Resta esperar para ver.

Como será a tecnologia no mundo em 2030? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: