E se fosse possível enxergar a forma com que as variações de temperatura se dão sobre a superfície do globo? Com esta provocadora questão em mente, Nicolas Belmonte, técnico de visualização de dados do Twitter, criou um gráfico interativo que mostra estas anomalias.

Baseado em dados fornecidos pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), o programador modelou em 3D as mudanças de temperatura registradas entre os anos de 1880 e 2004. O mapa colorido, portanto, exibe a progressão das variações em cores: se a temperatura fica acima da média considerada “normal”, o desenho é mostrado em vermelho; se os dados coletados ficam abaixo da média, a cor azul ilustra o desenho.

O gráfico interativo criado por Belmonte pode ser consultado a partir deste link. Use a ferramenta de zoom de seu mouse para interagir com o desenho em 3D. A animação pode ser visualizada por meio da navegação entre os anos que foram monitoradas pela NASA. Os dados coletados pelo órgão norte-americano podem ser consultados por aqui.

Cupons de desconto TecMundo: