Você teria coragem de segurar nas mãos esse cubo incandescente? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Você teria coragem de segurar nas mãos esse cubo incandescente? [vídeo]

Não é nenhuma bruxaria da NASA e também não se trata de nenhuma tecnologia nova e revolucionária –, mas, ainda assim, o vídeo acima continua sendo impressionante.

Chamado de “Thermal Tile”, o material visto no filme foi desenvolvido pelos cientistas da agência espacial dos Estados Unidos para proteger os veículos de exploração espacial no momento em que eles realizam a sua reentrada em nossa atmosfera.

É esse revestimento que ajuda um ônibus espacial a não se tornar uma simples bola de fogo atingindo a Terra, por exemplo. Tudo é construído com um material chamado “LI-900” e, tão impressionante quanto o vídeo, é o modo como essa proteção térmica funciona.

Tudo não passa de uma esponja de baixa condutividade – e é devido a essa sua inabilidade de conduzir o calor por toda a superfície que ele permite que os cantos do cubo possam ser tocados, como visto no vídeo acima.

A sua composição também é relativamente simples. Como dito acima, o LI-900 é uma espécie de esponja, assim, 94% do seu volume é ar. Enquanto isso, a sua parte “física” é 99,9% uma composição de vidro de sílica (obtido a partir do quartzo).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.