NASA revela maior reservatório de água já visto no universo

1 min de leitura
Imagem de: NASA revela maior reservatório de água já visto no universo

Ilustração artística do Quasar APM0827+5855 (Fonte da imagem: Nasa)

Uma descoberta feita por duas equipes de astrônomos revelou o que seria o maior e mais distante reservatório de água já detectado pela humanidade. A nuvem em forma de gelo está servindo de combustível para um buraco-negro em expansão, dando origem a um Quasar.

Quasar é um enorme buraco negro sendo constantemente alimentado por um imenso disco de poeira e gás, gerando energia no processo. No caso do APM0827+5255, a transformação dessa nuvem resulta em um jato de vapor que se estende por centenas de anos-luz de distancia, em quantidade suficiente pare encher todos os oceanos da Terra 140 trilhões de vezes.

A descoberta foi feita em conjunto pelo Observatório Submilimeter no Havaí e pelo Plateu de Bure nos Alpes franceses. Há tempos que astrônomos defendem a teoria de que a água esteve presente desde a formação do universo, mas essa seria a primeira vez que a existência de H2O é comprovada em lugares tão distantes e tão antigos, já que observação feita agora remete ao que aconteceu a 12 bilhões de anos atrás.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.