NASA desenvolve uma cota de malha futurista

1 min de leitura
Imagem de: NASA desenvolve uma cota de malha futurista

Designers do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, desenvolveram uma malha dobrável que pode durar muito mais tempo que as roupas utilizadas atualmente em missões espaciais. O interessante é que, ao ver as imagens, o produto parece uma cota de malha medieval com um toque futurista.

A cota de malha futurista ainda é um conceito e serve como exploração para a NASA

Foram dois anos de desenvolvimento na malha, que possui peças quadradas de aço inoxidável interligadas — para fabricar, os designers utilizaram uma técnica de impressão 4D via impressora 3D. De acordo com a equipe de desenvolvimento, o material utilizada é ótimo porque pode refletir o calor e a luz. Do outro lado, diversos laços interligados permitem que a malha futurista também absorva o calor. Dessa maneira, a peça pode agir de diversas maneiras diferentes, dependendo da necessidade.

"Nós queríamos saber se uma estrutura poderia ir além de ser uma peça de material estática", disse Raul Casillas, um dos envolvidos no projeto. Casillas explica que a técnica 4D que foi empregada na malha recebe esse nome porque ela tem a capacidade de se alterar e mudar de formato.

Vale notar que essa cota de malha futurista ainda é um conceito e serve como exploração para a NASA. Porém, em breve, o laboratório deve começar a produzir itens que realmente serão utilizados em missões.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.