Material capaz de se adaptar ao formato de objetos para ocultá-los é criado

1 min de leitura
Imagem de: Material capaz de se adaptar ao formato de objetos para ocultá-los é criado

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, localizado na Alemanha, desenvolveram um nano-material capaz de fazer algo aparentemente impossível: se adaptar ao formato de objetos e ocultá-los por completo, criando superfícies lisas e estáveis em áreas irregulares. O material está nos primeiros estágios de análise e de estudo, porém as aplicações futuras podem ser bastante interessantes.

As camadas de polímeros são capazes de esconder qualquer objeto ao toque, como podemos visualizar na imagem fornecida pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – o material simplesmente absorve o cilindro de metal, tornando-o invisível ao toque dos dedos. De acordo com os cientistas, as camadas são compostas por materiais cristalinos estruturados com precisão em grau sub-micrômetro, compostas por cones em formato de agulhas, cujas pontas se encontram e entrelaçam.

“Ele é perfeitamente adaptável e capaz de absorver o formato de qualquer objeto sob ele”, garante Tiemo Bückmann, um dos principais líderes do projeto. Além disso, os cientistas garantem que mesmo que alguém realize pressão sob o objeto, será muito difícil conseguir senti-lo ou identificá-lo. Criado originalmente só para estudos científicos, outras aplicações já podem ser consideradas para o nano-material, já que ele se mostrou eficiente durante os testes. Bückman comparou o material com o conto do dinamarquês Hans-Christian Andersen, “A Princesa e a Ervilha”.

No conto, uma personagem não consegue dormir, pois há uma ervilha escondida debaixo da cama – semente que insiste em machucá-la no decorrer da noite. Segundo Bückman, isso não seria um problema com um colchão feito do nano-material inventado, já que todas as imperfeições seriam absorvidas para criar uma superfície 100% lisa.

Mais estudos devem ser realizados com o material antes que ele seja comercializado e chegue ao mercado, porém entre as possíveis aplicações os cientistas listaram colchões para acampamentos (que poderiam se adaptar em superfícies rochosas ou irregulares) e tapetes que escondem cabos de eletrônicos perfeitamente. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.