Vale a pena comprar uma smart TV 4K?

5 min de leitura
Imagem de: Vale a pena comprar uma smart TV 4K?
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com o passar dos anos, a tecnologia das TVs evoluiu bastante. Hoje temos opções de televisores inteligentes, com maior qualidade de imagens, qualidade de som avançada,  integração com outros aparelhos e com um design mais moderno, fino e prático.

Uma das principais características que tornam qualquer display ainda mais avançado é a resolução. Evoluímos de proporções baixas para o HD, Full HD e finalmente estamos no patamar da resolução 4K. Mas o que significa isso? E será que vale a pena investir em uma TV com essa característica?

O que é a tecnologia de uma imagem 4K

A resolução 4K possui quatro vezes mais pixels do que o Full HD.A resolução 4K possui quatro vezes mais pixels do que o Full HD.Fonte:  Zoom 

Entre os diversos fatores que contribuem para a qualidade de uma imagem na televisão e outras telas, um dos principais é a quantidade de pixels. O pixel nada mais é do que aqueles pequenos pontos emissores de luz que constroem a imagem em um display. Ao falarmos de resolução, estamos fazendo referência a relação de pixels na horizontal e vertical de uma tela.

A resolução Full HD, por exemplo, possui 1920 colunas por 1080 linhas de pixels. Isso totaliza 2.073.600 pixels. Já a resolução 4K (também conhecida como Ultra High Definition, ou UHD) conta com uma proporção de 3840x2160, somando 8.294.400 pixels.

É justamente essa diferença que faz com que uma TV 4K tenha mais qualidade, nitidez e brilho que uma televisão com resolução Full HD, por exemplo. Um princípio semelhante está por trás da quantidade de megapixels em câmeras, em que a quantidade de pixels está ligada a qualidade final das fotos.

E a televisão 8K?

Além do 4K, já está chegando no mercado modelos de televisão 8K, que representam o próximo passo no que diz respeito à evolução das TVs. Contudo, a televisão 8K ainda não é uma realidade e os formatos Full HD e UHD ainda são os padrões mais populares.

Vantagens da resolução 4K

O principal ponto positivo da resolução 4K é a qualidade de imagem. O principal ponto positivo da resolução 4K é a qualidade de imagem. Fonte:  Pixabay 

O grande ponto positivo da resolução 4K está na qualidade da imagem. Como este padrão possui quatro vezes mais pixels que o Full HD, uma tela 4K tem capacidade de exibir conteúdo com muito mais detalhes e definição do que televisores com uma resolução mais baixa.

Além disso, é importante destacar que os televisores 4K têm acesso à tecnologias que não estão disponíveis em outros modelos. Esse é o caso do HDR e Dolby Vision, técnicas que aprimoram ainda mais a qualidade da imagem exibida, melhorando os níveis de cor, brilho e contraste das TVs.

Outra vantagem do padrão 4K é o fato de ele estar recebendo mais atenção das fabricantes quando comparado ao tradicional Full HD. Isso significa que uma nova televisão da Samsung, por exemplo, provavelmente vai possuir a resolução 4K (ou superior).

Isso também significa que outras tecnologias mais avançadas estarão restritas a essa resolução, como é o caso dos displays OLED. Cada vez mais empresas vão investir apenas em resoluções acima de 4K, o que favorece bastante a escolha de TVs que já possuam esse padrão.

Desvantagens da resolução 4K

O preço e a oferta de conteúdo são as principais desvantagens do 4K. (Fonte: Pixabay)O preço e a oferta de conteúdo são as principais desvantagens do 4K. (Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Apesar das vantagens claras do padrão 4K, essa resolução possui alguns pontos negativos. O principal deles talvez seja o preço, já que essa tecnologia é cara e isso acaba refletindo no valor final dos produtos. Uma TV com resolução 4K pode custar até 50% do valor de um modelo com resolução Full HD.

Outra desvantagem da resolução 4K é a baixa oferta de conteúdo compatível com esse padrão. Embora a tendência seja esse problema desaparecer com o tempo, ainda há poucos lugares onde podemos aproveitar 100% da TV UHD.

As plataformas de streaming, como Netflix, Amazo Prime Video, GloboPlay e YouTube já disponibilizam parte do catálogo em 4K, mas a oferta ainda é baixa quando comparado ao Full HD. No caso da TV aberta, a situação é ainda mais problemática, já que ainda não são transmitidos programas e canais em 4K.

Para os gamers, é preciso ter algum dos consoles da última geração para aproveitar essa resolução, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X. Além disso, também é preciso ter uma boa conexão com a internet para aproveitar o 4K, com pelo menos uma taxa de transferência de 25 Mbps, algo que não é a realidade para muitos brasileiros.

Sugestão de smart TVs 4K

Agora que entendemos os pontos positivos e negativos da resolução 4K, está na hora de conhecermos alguns modelos de TV que possuem esse padrão.

Smart TV OLED 55" LG ThinQ AI 4K HDR OLED55CXPSA

Imagem: Smart TV OLED 55" LG ThinQ AI 4K HDR OLED55CXPSA
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV OLED 55" LG ThinQ AI 4K HDR OLED55CXPSA

Uma smart tv ultra hd, com imagens em 4k para assistir filmes e séries na melhor qualidade.

Essa televisão 4K OLED da LG é grande e se destaca por conta da taxa de frequência nativa, que pode chegar a 120 Hz. O modelo conta com visual, acabamento e recursos premium, além de ser considerada por muitos como a melhor TV para jogos da atualidade.

Smart TV LED 50" Samsung Crystal 4K HDR UN50TU8000

Imagem: Smart TV LED 50" Samsung Crystal 4K HDR UN50TU8000
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV LED 50" Samsung Crystal 4K HDR UN50TU8000

A Smart TV Samsung Crystal conta com uma tela de 50" com resolução 4K. Com design de tela slim, possui frequência de 60Hz com máxima de 120HZ. Conecte à internet e assista filmes e séries de plataformas de streaming.

Essa TV Samsung 50 polegadas possui um painel LED com a tecnologia HDR para contrastes mais profundos. O modelo já vem com vários aplicativos pré-instalados, como GloboPlay, YouTube e Netflix, além de um sistema operacional inteligente e que é fácil de usar.

Smart TV Nano Cristal 50" LG ThinQ AI 4K HDR 50NANO79SND

Imagem: Smart TV Nano Cristal 50" LG ThinQ AI 4K HDR 50NANO79SND
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV Nano Cristal 50" LG ThinQ AI 4K HDR 50NANO79SND

Com tela de 50" e conectividade Wi-Fo, a Smart TV nano Cristal da LG possui conversor digital integrado e resolução de imagem em 4k. Conta com conectividade Bluetooth e espelhamento de tela.

Outro modelo da LG, mas uma smart TV 50 polegadas com a tecnologia NanoCell. Essa tecnologia permite a iluminação de pontos específicos da tela, produzindo o que é chamado de contraste infinito. A TV ainda vem com um sistema para controle de outros dispositivos por meio de inteligência artificial.

Smart TV QLED 55" TCL 4K HDR 55C715

Imagem: Smart TV QLED 55" TCL 4K HDR 55C715
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV QLED 55" TCL 4K HDR 55C715

A Smart TV QLED da TCL conta com uma tela de 55" com resolução de imagem em 4K. Possui acesso à internet e sistema operacional Android. Assista a filmes e séries direto de seus streamings favoritos na TV.

Outra versão interessante de smart TV 50 polegadas é este modelo da TCL que se destaca por conta da espessura. O equipamento já vem com Chromecast integrado e possui uma boa variedade de apps pré-instalados, favorecendo quem não tem familiaridade com os sistemas de TVs.

Smart TV QLED 65" Samsung 4K HDR QN65Q70AAGXZD

Imagem: Smart TV QLED 65" Samsung 4K HDR QN65Q70AAGXZD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV QLED 65" Samsung 4K HDR QN65Q70AAGXZD

Com resolução de imagem em 4k e tela com 65", a Smart TV QLED da Samsung possui frequência de 120Hz com máxima de 240Hz. Conta com espelhamento de tela, Wi-Fi integrado e Bluetooth.

O nosso último item da lista é a nova televisão da Samsung com tecnologia QLED, que utiliza os pontos quânticos para produzir uma qualidade de imagem acima da média. O televisor possui um tamanho acima do padrão de 50” e 55”, além de uma taxa de frequência impressionante de 240 Hz.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.