O que esperar da Mobile World Congress 2017 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: O que esperar da Mobile World Congress 2017 [vídeo]

A Mobile World Congress (MWC) 2017 está prestes a começar, e a gente resolveu mostrar para você quais são as nossas principais expectativas para o evento. Muitos lançamentos vão ocorrer por lá, mas nem todos chegam ao Brasil. Isso acontece porque boa parte das marcas chinesas que estarão no evento não operam por aqui, mas isso não quer dizer que a gente não pode ficar de olho nelas, não é?

A MWC é o maior evento de tecnologia mobile do mundo, e a gente acredita que boa parte das grandes marcas vai mostrar alguma novidade por lá. A estrela do show provavelmente será a LG, já que a Samsung não terá um top de linha na feira, mas o que realmente vai interessar aos brasileiros é o suposto intermediário que a Lenovo/Motorola tem para lançar. Confira a seguir:

LG

Diferente da Samsung, as chances de a LG trazer um top de linha para o evento são muito grandes. A companhia deve apresentar ao mundo o LG G6, o smartphone que tem a responsabilidade de “tirar a LG da lama”. O último top da marca, o G5, foi muito mal recebido no Brasil, onde chegou em uma versão bem mais fraca. No resto do mundo, o dispositivo parrudo também não fez sucesso, já que suas capacidades modulares não agradaram.

Seja como for, o G6 aparentemente tem muito potencial para trazer a marca de volta para o mapa. Ele deve chegar ao mercado com uma tela maior e com aspecto diferente, mas que vai ocupar praticamente toda a face frontal. O sistema duplo de câmeras na parte traseira deve ser mantido, e o processador pode ser um Snapdragon 821 ou 835. Confira mais rumores sobre ele aqui.

Samsung

A Samsung já confirmou que não trará o seu novo top de linha para o evento, o tão comentado Galaxy S8, mas não vai deixar a oportunidade em branco. Um vídeo-teaser de um minuto sobre o smartphone talvez seja exibido na conferência da marca, segundo o que rumores vêm sugerindo.

Fora isso, a empresa traria um tablet, o Galaxy Tab S3. Ele seria um concorrente para os iPads da Apple e, por isso, teria hardware parrudo e qualidade de construção premium. Não há muitos detalhes sobre as especificações dele no momento, mas acredita-se que a tela ficaria ente 9 e 10 polegadas, acompanhada de uma S Pen ao estilo Note 7.

Sony

A Sony lançou na MWC 2016 o Xperia X e o XA. Espera-se que a segunda geração desses dois aparelhos seja mostrada no evento. Fora isso, se a marca não tiver desistido de lançar um top de linha a cada seis meses, é provável também que um “Xperia XZ 2” seja exibido. Não sabemos muita coisa sobre nenhum desses dois, mas a conferência da empresa será realizada no dia 28 de fevereiro. A Samsung e a LG, por sua vez, realizarão seus eventos no dia 26. Em breve, nós teremos um cronograma com os horários certinhos para você não perder nada na nossa cobertura completa.

Motorola e Lenovo

Não sabemos muito bem o que a Lenovo pode mostrar na MWC 2017 sob a sua própria marca, mas, no âmbito da Motorola, teremos muito provavelmente um novo Moto G. Essa seria a quinta geração do celular, talvez a linha mais duradoura da Motorola em sua história recente. O Moto G5 e o G5 Plus devem ser mostrados na feira como os grandes protagonistas da empresa, que também fará sua conferência no dia 26.

Supostas especificações do Moto G5 Plus

  • Tela: 5,2" Full HD
  • Câmera: 12 MP
  • Bateria: 3.000 mAh com TurboPower
  • Processador: octa-core de 2 GHz
  • Leitor de impressões digitais e sensor NFC
  • Software Motorola Experiences

Fora eles, é possível que alguma novidade da Lenovo carregando os sistemas Tango e Daydream da Google apareçam na feira, nem que sejam apenas demonstrações.

Nokia

A Nokia deve marcar seu retorno definitivo ao mercado mobile durante a MWC 2017. Espera-se que a empresa lance até sete smartphones em 2017, sendo que dois deles seriam tops de linha. Contudo, não temos nenhuma informação concreta sobre eles no momento. Entretanto, a dimensão dos rumores indica que a marca finlandesa trará apenas dois ou três celulares para o evento, os Nokia E1, D1 e Nokia Heart. É possível que os nomes sejam ainda Nokia 5 e Nokia 3.

Não há muitos detalhes mais confiáveis sobre o hardware desses aparelhos, mas parece que eles foram recentemente homologados na Rússia. Portanto, é provável que a Nokia leve suas novidades para fora da China muito em breve. Será que chegam ao Brasil?

Huawei

Muitos rumores e vazamentos já pipocaram pela web acerca dos novos smartphones que a Huawei deve mostrar na MWC 2017. A empresa deve trazer um novo top de linha, o P10 e também o P10 Plus. Eles seriam aparelhos superparrudos, mas como a marca não está presente ainda no nosso mercado, as chances de eles chegarem aqui são pequenas. De qualquer forma, você pode conferir as supostas especificações e mais detalhes sobre os dispositivos aqui. A conferência da fabricante chinesa também deve ser realizada no dia 26.

Muito mais

Fora essas macas, a gente ainda tem a possibilidade de ver o lançamento do HTC 11. Assim como a Samsung, a marca taiwanesa tem a tradição de lançar seus tops de linha na MWC, e esse aparelho deve ser bem poderoso, com chip Snapdragon 835 e muita RAM.

Além dos smartphones, existe também a possibilidade de vermos outros dispositivos portáteis por lá. A Huawei talvez lance uma nova geração do Matebook, o seu tablet com Windows 10, e a Microsoft talvez faça alguma demonstração com o seu sistema operacional rodando no novo processador top de linha da Qualcomm, o já mencionado Snapdragon 835. Os mais otimistas acreditam no lançamento de um Surface Phone no evento, mas as evidências apontam para uma chegada ao mercado mais para o fim do ano, caso esse aparelho realmente exista.

A Google por sua vez, deve chegar à MWC com vários dispositivos rodando o Android Wear 2.0. A LG inclusive revelou recentemente dois aparelhos novos com plataforma atualizada. Fora isso, é possível que vejamos mais empresas apostando no Daydream e mostrando smartphones e visualizadores para essa ferramenta.

A Intel em específico deve fazer alguma demonstração com redes mobile 5G

Fora tudo isso, a gente espera que empresas menores mostrem alguns protótipos legais, bem como baterias de maior duração. Telas mobile com resolução 4K talvez sejam o foco para quem quer brincar com realidade virtual. A tendência para telas, entretanto, parece que vai ser ocupar o máximo possível da superfície frontal dos novos smartphones. A LG vai fazer isso, a Samsung também, e a gente espera que as outras sigam essa linha. Por isso, é possível que coisas ainda mais interessantes que o Xiaomi Mi Mix apareçam na MWC 2017.

Por fim, Intel e Qualcomm mostrarão seus novos chips mobile por lá, e a Intel em específico deve fazer alguma demonstração com redes mobile 5G ou pelo menos explicar como a companhia está trabalhando para tornar isso realidade.

O TecMundo vai marcar presença na feira, que começa oficialmente no dia 27 em Barcelona, Espanha, mas vamos fazer transmissões e vídeos de hands-on de tudo o que aparecer já no dia 26, quando vai acontecer a maioria das conferências de grandes marcas. Além do mais, vamos fazer um esquenta aqui do Brasil mesmo, trazendo para você todos os vazamentos de última hora. Por isso, fique ligado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.